Jornalista não se pronunciou sobre as acusações
A Inter TV, afiliada da Globo na região serrana do Rio de Janeiro, demitiu na última sexta-feira (26) o apresentador Alexandre Kapiche, que conduzia telejornais locais da emissora, após acusações de assédio sexual feitas por funcionárias.
O jornalista foi gravado em uma suposta tentativa de assédio contra uma colega de empresa, que afirmou não suportar mais suas investidas. Quatro funcionárias redigiram uma carta aberta para denunciar os acontecimentos dos últimos meses.
No documento, as funcionárias relataram que Alexandre Kapiche abraçava colegas de forma inadequada e tentava avançar além do limite com as mulheres. O documento foi publicado pelo portal “F5”, do site Folha de São Paulo.
“Kapiche dava ‘beijos molhados’, tocava partes íntimas e frequentemente buscava abraçar ou encostar em colegas de trabalho”, diz o texto. “Aquelas que reagiam negativamente a suas investidas eram maltratadas e tinham sua competência profissional desvalorizada por Kapiche”.
A carta ainda menciona que diversas mulheres deixaram seus cargos na Inter TV com medo de sofrerem mais assédio por parte do apresentador. Algumas delas procuraram ajuda psicológica para lidar com o trauma.
As funcionárias também acusaram o diretor de jornalismo da Inter TV, Rolf Danziger, de ser conivente com as situações envolvendo Kapiche. “Diante da recorrência dos assédios e da inação, ou até mesmo cumplicidade, de Rolf Danziger, profissionais da Inter TV começaram a se mobilizar para acabar com os abusos de Kapiche”, afirma o documento.
O caso já foi levado ao conhecimento dos executivos da Globo responsáveis pelas relações com afiliadas, e a rede estuda intervir para acalmar a situação na Inter TV, prática comum quando casos desse tipo ocorrem pelo Brasil.
Agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Cabo Frio estiveram na sede da Inter TV na última segunda-feira (29). A polícia abriu um inquérito para investigar as denúncias, e depoimentos devem ser agendados nos próximos dias.
Até o momento, o jornalista Alexandre Kapiche não se pronunciou sobre o caso.