Pedido de vistas foi feito por Marcello Granado
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) retomará na próxima quinta-feira (23), às 15h30, o julgamento que pode resultar na cassação do governador Cláudio Castro (PL-RJ), além de outros políticos, por abuso de poder político e econômico.
Na sessão desta sexta-feira (17), o relator e desembargador Peterson Barroso Simão votou a favor da cassação, mas o processo foi suspenso após um pedido de vistas feito por Marcello Granado.
Leia +: Desembargador vota pela cassação do governador Cláudio Castro
O caso em questão envolve a utilização da Fundação Ceperj e da Uerj para fins eleitorais, por meio de uma suposta “folha de pagamento secreto”, beneficiando milhares de cargos. O Ministério Público Eleitoral alega que os políticos investigados utilizaram essas instituições para benefício próprio, visando reforçar suas bases eleitorais.
Entre os acusados estão não apenas o governador Cláudio Castro, mas também seu vice, Thiago Pampolha, e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, além de outros políticos e ex-funcionários públicos.
A acusação se baseia em diversos elementos, incluindo a concentração de saques em dinheiro em redutos eleitorais dos investigados, depoimentos de testemunhas confirmando objetivos eleitorais, além do aumento significativo de gastos sem justificativa clara.
O julgamento conta com a participação de sete juízes, incluindo o relator Peterson Barroso Simão, e pode resultar na perda dos cargos dos políticos envolvidos. Se houver a cassação, no entanto, os acusados não serão imediatamente afastados de seus cargos, pois há um efeito suspensivo que permite que permaneçam nos mesmos até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se pronuncie sobre a decisão.