Cerca de 380 quilos de carnes, frangos, peixes, massas, pães, iogurtes, chocolates e até enlatados das prateleiras e freezeres com diferentes irregularidades e impróprios para o consumo foram recolhidos, nesta quinta-feira (7), por equipes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e Procon-RJ, em cinco supermercados dos municípios de São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana, e de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Os agentes se depararam ainda com um cenário inadequado como pisos, ralos e áreas de manipulação de alimentos dentro das câmaras frias e de congelamento quebrados, além de portas com pontos de ferrugens, padaria com fiação exposta e sem tela de proteção nos frios e outros alimentos à venda.
Em apenas um dos estabelecimentos havia mais de 160 quilos de diferentes produtos sem especificação de data de manipulação, validade e mal armazenados. Entre eles, mais de 100 quilos de asas de frango, mocotó, carré e coxa de frango.
Durante a operação, os fiscais flagraram ainda mais 16 quilos de mortadela, azeitona, salsicha, molho de frango e cogumelos e outros 32 quilos de recheio para bolo, entre outros produtos. Todos com data de validade vencida. Ou seja, mercadorias colocadas à venda estando impróprias para o consumo. A ação nos supermercados flagrou também quase 13 quilos de sabão em pó da marca Omo com suspeita de falsificação e recolhidos para análise.
Uma ilha de congelados estava sem a tampa de vidro ou acrílico possibilitando o degelo dos produtos. Foram retirados mais de 13 quilos de costela congelada que estavam também vencidos. Outros 32 quilos de massas de pizza, doce de leite e azeitona verde estavam sem especificação da data de manipulação e validade. O mesmo aconteceu com 21 quilos de manteiga, filé de merluza e carne moída fora da validade para ser consumida.
A operação dividiu as equipes em várias frentes de vistoria. Os agentes percorreram os sete supermercados durante toda a manhã, encerrando o trabalho de fiscalização por volta das 15h, quando fizeram o devido encaminhamento para análise ou descarte de todos os produtos retirados das lojas.
Os endereços dos supermercados fiscalizados não foram divulgados, somente os bairros: Camarão, Porto Novo e Porto Velho, em São Gonçalo; São Francisco, Niterói; Miguel Couto, Belford Roxo.