
Maricá deu mais um passo para se consolidar como polo de ciência e inovação no estado do Rio. Um termo de cooperação entre o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai permitir a oferta de 50 vagas para o curso de graduação em Biotecnologia no Parque Tecnológico do município já no próximo vestibular.
Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Washington Quaquá destacou que a parceria fortalece o projeto de desenvolvimento econômico baseado em tecnologia e conhecimento.
Segundo ele, a iniciativa prepara Maricá para uma economia pós-petróleo, criando oportunidades profissionais e científicas para a população.
“Queremos transformar Maricá em um grande polo científico e tecnológico do país, construindo uma economia que gere oportunidades para as famílias”, afirmou Quaquá.
O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, ressaltou a importância de interiorizar a universidade e reconheceu o modelo de desenvolvimento adotado pela cidade.
“Poucas cidades utilizam os recursos do petróleo como Maricá faz, com benefícios reais para a população. Sem ciência e tecnologia, não há soberania”, declarou o reitor.
Já o diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ, Kildare Rocha, explicou que o curso de Biotecnologia foi estruturado para ter aplicação prática e impacto direto no desenvolvimento regional.
A proposta é colocar Maricá em destaque no setor biotecnológico do estado e do país.
Parque Tecnológico em construção
O presidente da Codemar, Pansera, apresentou a estrutura do Parque Tecnológico que está sendo construído em Ubatiba. O espaço terá quatro andares, com a graduação da UFRJ instalada no primeiro piso e a sede do ICTIM no andar superior. O local também vai abrigar uma aceleradora de empresas e espaços para inovação.
Empresas privadas e instituições de pesquisa também já confirmaram presença no parque, como:
- Desaer (aeronáutica, com 75 engenheiros)
- Bio Inovar (pesquisa em medicina de alta precisão)
- Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas
- Parceria SESI / SENAI / Maraey para formação de mão de obra
Fundo para Ciência e Tecnologia
Durante o evento, Quaquá anunciou a criação de um fundo de investimento exclusivo para ciência e tecnologia, reforçando o compromisso com o desenvolvimento baseado no conhecimento.
“A dominação hoje se dá pelo conhecimento. Não podemos desperdiçar recursos”, afirmou.
O secretário de Governo, Arlen Pereira, destacou que o projeto fortalece a construção da economia de futuro em Maricá:
“Trazer a UFRJ é um passo gigantesco para o desenvolvimento da cidade.”
O post Maricá assina termo de cooperação com a UFRJ para curso e núcleo de pesquisa no Parque Tecnológico apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.




