O prefeito eleito Quaquá (PT) anunciou que os programas sociais de Maricá, como o Renda Básica de Cidadania (RBC), conhecido como Bolsa Mumbuca, passarão por um recadastramento.
Essa medida visa reduzir possíveis irregularidades como beneficiários que desenquadraram da renda ou se mudaram de Maricá. Ainda não se sabe quando começará o recadastramento e quais serão as regras adotadas para permitir que os moradores continuem a receber o benefício.
Clique aqui para entrar no grupo do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
O Renda Básica de Cidadania chegou, em 2023, a mais de 90 mil moradores da cidade, passando a ser concedido através do CadÚnico. Não foi informado se a prefeitura vai mudar o critério e se abrirá inscrições, como ocorria no início do programa, quando Quaquá era prefeito.
“Nós vamos ampliar o Mumbuca para quem mais precisa, vamos fazer todo um recadastramento pra pegar pessoas que não são de Maricá ou que não precisam do auxílio e limpar o Mumbuca para que ele possa atender àqueles que precisam.” Disse Quaquá em sua declaração mais recente.
Acredita-se que milhares de beneficiários deverão ser desenquadrados do Renda Básica de Cidadania, muitos por não ter domicílio em Maricá, por falecimento ou por ter saído do critério de renda, que é de três salários mínimos por família (atualmente R$ 4.236 mensais).
Quaquá anuncia recadastramento de programas sociais e o fim do PPT em Maricá (RJ); entenda!