- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueMaricá: Cobranças indevidas a MEIs levam à exclusão do Simples Nacional

Maricá: Cobranças indevidas a MEIs levam à exclusão do Simples Nacional

Leia também

Há anos, a prefeitura de Maricá vem cobrando, irregularmente, taxas dos Microempreendedores Individuais que, em na maioria dos casos, levaram à dívida ativa e agora à sua consequente exclusão do Simples Nacional, prejudicando os empreendedores com essa cobrança.

Cobranças de taxas de localização de MEIs é proibida por Lei e a própria prefeitura de Maricá já reconheceu o erro (clique aqui), devolvendo os valores pagos, mas parece que não orientou seus fiscais, que continuam negando os pedidos de revisão e continua cobrando, irregularmente, os valores dos empreendedores.

Vale destacar que, recentemente, Maricá obrigou mais de 10 mil empreendedores a se formalizar através do MEI para receber o PPT (Programa de Proteção ao Trabalhador) e que essa cobrança irregular pode afetar a todos, sendo uma fonte de arrecadação de forma a explorar o trabalhador que depende da emissão de suas notas fiscais.

Lembrando que o Microempreendedor Individual só deve pagar a guia, onde lá estão embutido os tributos de ISS, ICMS e INSS, sendo vedada a cobrança pela prefeitura de taxas como Alvará e Taxa de Localização, algo que vem sendo cobrado, pelo menos, durante os últimos 10 anos.

Enquanto nada se resolve entre a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria de Planejamento, o trabalhador continuará tendo que ficar refém de cobranças irregulares, sob risco de não conseguir exercer suas atividades, uma verdadeira exploração em busca de arrecadação aos cofres públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui