Durante o lançamento do programa ‘Maricá + Solar’, de iniciativa da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), que visa a instalação de placas fotovoltaicas em equipamentos públicos, a prefeitura anunciou que irá ofertar 100 vagas em cursos gratuitos de eletricista com foco em energia solar.
O projeto, que visa beneficiar famílias do programa Habitar, iniciará pelo loteamento Manu Manuela com cerca de 60 famílias receberão os créditos de energia gerados pelas instalações do sistema. Ao todo, 100 pessoas participarão dos cursos de qualificação profissional e se formarão eletricistas com foco em placas solares. A ideia é fazer com que os assistidos possam ingressar no mercado de trabalho.
Uma cooperativa será criada com o objetivo de gerir as instalações. As inscrições deverão ser realizadas no polo do programa Cultura de Direitos do Manu Manuela. Com isso, os formados nos cursos de qualificação vão atuar na manutenção das placas.
O projeto também fará o acompanhamento das famílias por dois anos. A ideia é, em breve, expandir o projeto para outros bairros, ampliando o número de beneficiários e atendendo novas comunidades.