O Palmeiras foi campeão paulista feminino de 2024, com direito ao brilho da goleira Kate Tapia. Após vencer a partida por 2 a 1, e levar a decisão para a disputa nos pênaltis, a arqueira alviverde pegou três cobranças e garantiu o título para o Palestrino.
A colombiana de 31 anos, que também joga pela seleção de seu país, teve uma atuação segura nos 90 minutos regulamentares, já que o domínio foi praticamente inteiro do Palmeiras. A primeira partida da final foi 1 a 0 para o Corinthians mas, no Brinco de Ouro, o alviverde conseguiu empatar no agregado, ficando em 2 a 2.
Com tudo igual após os dois tempos, a partida se encaminhou para os pênaltis, momento em que Tapia mostrou todo o seu talento, frieza e grandeza em uma final de estadual. A goleira defendeu as cobranças de Duda Sampaio, Millene e Carol Nogueira. Por fim, ainda contou com um pouco de sorte, pois Eudimilla acertou a trave.
Esse foi o primeiro título do Palmeiras em 2024, o que impediu que o rival garantisse a “Quádrupla Coroa”, pois o Timão já ganhou a Supercopa, o Brasileirão e a Libertadores.
Com a conquista, o Palestrino quebrou uma escrita que já durava oito anos no confronto: essa foi a primeira vez que o Palmeiras venceu o Corinthians em uma competição de mata-mata.