A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta segunda-feira (16), a retirada da música “Million Years Ago”, de Adele, das plataformas digitais – por suspeita de plágio em relação à música “Mulheres”, interpretada por Martinho da Vila, e composta por Toninho Geraes. A sentença foi assinada pelo juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado.
Segundo o magistrado, a música, composta em 2015, tem forte indício “da quase integral consonância melódica” de “Mulheres”. A decisão proíbe a reprodução e comercialização sem autorização do compositor sob pena de multa no valor de R$ 50 mil. A decisão ainda cabe recurso.
Ainda de acordo com Victor, após análise de especialistas e sobreposição das duas melodias, ficou evidenciado que há uma “indisfarçável simetria” entre as faixas e em suas palavras.
Ele solicita também os direitos autorais da música, com juros e correção monetária. O prazo para cumprimento não foi esclarecido. As gravadoras Sony e Universal, que detêm os direitos da música, ainda não se manifestaram sobre o caso.