A cantora Nana Caymmi, de 83 anos, segue internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, desde agosto, sem previsão de alta. Ela foi submetida a uma nova cirurgia e está em processo de desmame de uma traqueostomia realizada recentemente. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (19).
Nana, uma das maiores nomes da música brasileira, passou por um procedimento que envolve a abertura da traqueia, permitindo que o paciente respire sem obstruções. O estado de saúde da cantora “segue estável e sem previsão de alta”, segundo informações da revista Quem.
“A paciente está passando por um período de internação prolongada por estar fazendo reabilitação fisioterápica e fonoaudiológica. Além disso, também passa por um processo de desmame da traqueostomia”, afirmou a assessoria da Casa de Saúde São José, na zona sul da capital fluminense, onde a artista está internada.
O que é traqueostomia
É um procedimento cirúrgico que consiste em criar uma abertura na traqueia para que o paciente possa respirar por ali. É indicada quando há obstrução das vias aéreas superiores ou quando o paciente precisa de ventilação mecânica por um período prolongado.
A traqueostomia pode ser temporária ou definitiva, dependendo da condição médica do paciente. É um procedimento invasivo, mas com riscos de complicações e infecções reduzidos quando realizado por profissionais especializados.
Internações
A mais recente hospitalização de Nana Caymmi ocorreu em 28 de agosto, pouco após a realização de uma cirurgia para o implante de um marca-passo, com o objetivo de corrigir uma arritmia cardíaca. Antes disso, a cantora havia ficado internada por 18 dias.
Sua primeira internação aconteceu em 26 de julho, quando foi atendida na emergência devido a uma arritmia cardíaca. Após a avaliação, Nana foi encaminhada para a Unidade Coronariana, onde permaneceu até 7 de agosto, sendo então transferida para a Unidade Semi-Intensiva para a colocação do marca-passo.
O procedimento consiste em uma pequena incisão de cerca de cinco centímetros na parte superior do tórax, por onde um eletrodo é inserido e conduzido até o coração, através de uma veia. Após a conexão do eletrodo ao marca-passo, o dispositivo é programado. A cantora recebeu alta no dia 13 de agosto.