- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueNiterói diploma 80 novos agentes da GCM após três meses de formação

Niterói diploma 80 novos agentes da GCM após três meses de formação

Leia também

A Cidade da Ordem Pública, no Barreto, foi palco de uma cerimônia marcada por emoção e celebração nesta segunda-feira (17). O município diplomou 80 novos agentes da Guarda Civil Municipal de Niterói, que concluíram três meses de treinamento intensivo, com aulas teóricas e práticas voltadas para o policiamento comunitário e abordagem humanizada.

O prefeito Rodrigo Neves destacou o papel estratégico da corporação e a importância da atuação integrada entre forças municipais, estaduais e federais.

“Segurança pública é uma ação coordenada. Investimos não apenas em enfrentamento, mas também em educação e cultura. Hoje, nossa Guarda deixou de ser apenas patrimonial e se transformou em uma polícia comunitária, que complementa o trabalho das polícias Civil e Militar”, afirmou.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Isabel Swan, a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, além de representantes da segurança pública e autoridades municipais. O evento contou ainda com a presença do secretário de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas; do inspetor-geral da Guarda Municipal, Paulo Brito; e de representantes das polícias Civil, Federal e Militar.

Durante o evento, o coronel Gilson Chagas enfatizou o compromisso social da corporação:

“A população confia em sua Guarda Municipal e espera agentes preparados, transparentes e comprometidos com a justiça e a paz social”, declarou.

Reforço na Operação Verão 2025

Com a formatura, os novos agentes passam a integrar o planejamento operacional da cidade, atuando em áreas comerciais, pontos turísticos e praias, dentro da Operação Verão 2025. A ação envolverá Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes municipais de trânsito e meio ambiente.

Entre os formandos, Suenia Fernanda Figueiredo, de 42 anos, celebrou a conquista. Moradora de Niterói e pós-graduada em inteligência policial, ela ressaltou o papel da corporação.

“A Guarda é essencial não só para o policiamento, mas para promover cidadania, mediar conflitos e proteger a comunidade”, disse.

Investimentos na segurança municipal

O último concurso para a Guarda Municipal ocorreu em 2019, com 142 vagas. Desde 2013, o efetivo mais que dobrou — de 300 para 714 agentes. Nesse período, a Prefeitura também implantou o Regime Adicional de Serviço (RAS), o plano de cargos e salários e construiu a Cidade da Ordem Pública, garantindo infraestrutura e capacitação.

O curso preparatório simulou situações reais, incluindo mediação de conflitos, ações de proteção à mulher (Lei Maria da Penha), resgate de animais, primeiros socorros, combate a pequenos focos de incêndio e uso de equipamentos não letais.

O post Niterói diploma 80 novos agentes da GCM após três meses de formação apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui