- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueNiterói intensifica ações contra a dengue e reforça estratégia de prevenção no verão

Niterói intensifica ações contra a dengue e reforça estratégia de prevenção no verão

Leia também

Com a chegada do verão, período marcado por altas temperaturas e aumento das chuvas, Niterói reforçou as ações de prevenção e combate à dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As medidas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e ocorrem de forma permanente ao longo do ano, com intensificação nos meses mais quentes.

O município se destaca nacionalmente por ser o primeiro do Brasil a alcançar 100% de cobertura territorial com o método Wolbachia, tecnologia desenvolvida pela Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde. O método reduz a capacidade de transmissão dos vírus pelo mosquito Aedes aegypti e está implantado em toda a cidade desde 2023.

Atualmente, mais de 290 servidores atuam nas ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizando cerca de 5 mil visitas diárias a imóveis para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Em dezembro, esse trabalho foi reforçado devido às condições climáticas favoráveis à proliferação do vetor.

A população pode colaborar solicitando vistorias por meio do aplicativo Colab.re, que permite comunicação direta com a Prefeitura e agiliza o atendimento.

Os resultados são expressivos. Antes da implantação do método Wolbachia, entre 2007 e 2016, Niterói registrava média anual de mais de 4 mil casos de dengue. Já no período entre 2019 e 2024, o número caiu para uma média de 439 casos por ano, mesmo com o cenário de epidemia registrado em 2024 em todo o país.

O post Niterói intensifica ações contra a dengue e reforça estratégia de prevenção no verão apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui