O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), decretou na última sexta-feira (3) algumas mudanças na estrutura dos órgãos públicos. As principais alterações estão relacionadas ao nomes de sete secretarias. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.
De acordo com o decreto, essas alterações acontecerão sem o aumento de despesas nos cofres do governo. As mudanças visam aumentar eficiência e diminuir cargos em comissão.
Rodrigo Neves destacou, durante sua posse, a redução no número de secretarias, saindo de 28 para 24. Com isso, uma das mudanças fica em relação à Secretaria Executiva do Prefeito (SEXEC), que agora vai assumir três atribuições: as pastas de Acessibilidade (SMAC), Defesa do Consumidor (SMDC) e Relações Institucionais (SMRI). Todas chefiadas pelo novo secretário executivo Felipe Peixoto.
Além disso, a Coordenadoria de Gestão de Geotecnologias (CGGEO), que era vinculada anteriormente à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECT), agora vai estar ligada também à SEXEC e foi denominada de Coordenadoria do Escritório de Dados.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro (SEDEN) assume as atribuições da antiga pasta de Indústria Naval, Petróleo e Gás, chefiada pelo secretário Fabiano Gonçalves.
A vice-prefeita Isabel Swan (PV) também vai comandar uma pasta: a Secretaria do Clima, Defesa Civil e Resiliência (SMCDCR), que foi ampliada da antiga Secretaria do Clima.
Além das funções, houve também mudanças na nomenclatura. É o caso do Núcleo Executivo Regional do Caramujo, Baldeador, Maria Paula e Santa Bárbara, que agora foi denominado como Administração Regional de Santa Bárbara e Baldeador. A pasta estará sob gestão do vereador Andrigo (PDT).
Rodrigo Neves designou que o ex-vereador e ex-secretário-executivo de Axel Grael, André Diniz, lidere a Secretaria de Economia Criativa e Ações Comunitárias. Agora, essa pasta vai assumir as atribuições de outros três órgãos: das coordenadorias de Comunicação, Geral de Eventos, Executiva e Gestão Pedagógica do Programa Aprendiz.
O mesmo acontece na Secretaria Municipal de Governo (SEMUG). Chefiada pelo ex-vice-prefeito Paulo Bagueira, a pasta vai assumir os compromissos da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda e a Poupança Escola, além também o Conselho Deliberativo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CODEMTER) e o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).