A Prefeitura de Niterói está na fase final das obras de macrodrenagem em Charitas, na Zona Sul. Com os serviços praticamente concluídos na Avenida Prefeito Silvio Picanço e nas ruas Murilo Portugal, Juiz Alberto Nader, Madre Maria Victória e Clotilde Linhares Pinsky, foram eliminados os tradicionais pontos de alagamento entre o restaurante Chalé e o Cemitério São Francisco Xavier. As vias já estão liberadas ao trânsito.
O prefeito Rodrigo Neves vistoriou o local na terça-feira (9) e destacou os benefícios da intervenção.
— Essa é uma obra que traz mais qualidade urbana e menos transtorno para o cidadão. Nosso objetivo era concluir antes do fim do ano para evitar tanto os impactos da obra quanto os problemas de enchentes — afirmou.
As obras começaram durante o período de férias escolares, para reduzir impactos no trânsito. Trechos na área da praia também foram executados rapidamente. O planejamento garantiu que toda a intervenção fosse concluída antes do Natal e do período mais intenso de chuvas.
O projeto incluiu a instalação de novas redes de águas pluviais, requalificação das calçadas e pavimentação. A maior galeria construída tem cerca de 500 metros de extensão, 2,75 metros de base e 1,20 metro de altura.
Seguem em andamento a instalação de piso intertravado na calçada sobre a garagem subterrânea e a recomposição do asfalto na rua lateral do Cemitério São Francisco Xavier.
Investimento e histórico da obra
O projeto substitui o sistema de drenagem antigo por novas galerias retangulares e circulares, dimensionadas para mitigar alagamentos, com deságue na Baía de Guanabara. O investimento total é de R$ 13,4 milhões.
Em 2024, a Prefeitura finalizou as obras de macrodrenagem da Bacia B, entre as ruas Armando Lopes e Juiz Alberto Nader, que incluíram a implantação de uma ciclovia no canteiro central e novas pistas de retorno nos dois sentidos.
O post Obras em fase final eliminam pontos críticos de enchente em Charitas apareceu primeiro em ErreJota Notícias.




