Mudança de horário visa ter maior participação de fiéis
O padre André Luis, da Igreja Matriz de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, negou que haja temor de assaltos e outros atos violentos, para início da confecção dos tapetes de Corpus Christi, somente às 7h desta quinta-feira (30), e não ao longo da madrugada — como sempre acontecia.
“Não procede. Ponderamos que seria melhor o evento ao longo do dia. Este foi o entendimento para mudar o horário”, frisou ao ENFOCO.
A medida, segundo justificativa, visa ter maior participação de fiéis, considerando a disponibilidade de transporte público no período noturno. E foi tomada em comum acordo com a Prefeitura de São Gonçalo e a Comissão organizadora do evento.
A montagem do maior tapete de sal da América Latina acontece tradicionalmente ao longo da Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.
Leia+: Igreja Matriz de SG será repaginada; veja como ficará
Leia+: Trânsito muda em diversos pontos de São Gonçalo
Fake news
A informação que circulou nas redes sociais, no entanto, dava conta de que os fiéis não conseguiriam fazer a montagem dos tapetes antes do sol nascer, pela falta de segurança, o que foi desmentido pelo pároco André Luis.
Decisão
O ENFOCO descobriu que a mudança de horário proporciona aos fiéis uma maior participação durante todo o evento, ampliando o horário de visitação dos tapetes, que ficam prontos por volta das 11h e podem ser apreciados até às 16h, horário da Santa Missa.
A disponibilidade de transporte público ao longo do dia também foi levada em consideração, por ampliar o deslocamento e a participação para aqueles que moram mais distantes do Centro da cidade e da Igreja São Gonçalo de Amarante, a Igreja Matriz.
“Em relação ao calor, a confecção dos tapetes ocorre a partir das 7h, cuja temperatura é mais fresca. Durante todo o dia também será disponibilizada água gelada de forma gratuita que, neste ano, será distribuída pela Cedae”, enfatiza a Igreja Matriz, em nota.
Caso algum participante do evento passe mal devido ao calor, haverá equipes da Secretaria Municipal de Saúde de prontidão, assim como da Cruz Vermelha.
Programação
A confecção dos tapetes, nesta quinta (30), é iniciada a partir das 7h. Como em anos anteriores são utilizados, aproximadamente, 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 52 toneladas de sal.
Todos os materiais são necessários para os 238 tapetes, que são um Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. São mais de 6 mil voluntários de todas as paróquias do município, além de colégios e instituições, que organizam e preparam os tapetes ao longo da via.
Os temas escolhidos para este ano são: Eucaristia – alimento da vida de oração, Ano da Oração (caminho de preparação para o Ano Jubilar), Sínodo, partindo do tema da Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia), além dos tradicionais desenhos dos padroeiros das paróquias.
Enquanto os voluntários trabalham na preparação dos tapetes, também a partir das 7h, o Santíssimo será exposto para adoração no interior da Paróquia São Gonçalo. A programação também conta com momento de louvor no palco, das 8h às 10h30.
Na parte da tarde, os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à Paróquia São Gonçalo de Amarante, às 14h, para mais um belíssimo Louvor e recitação do Terço da Divina Misericórdia.
Em seguida, às 16h, começará a Santa Missa, sob a presidência do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula. A Paróquia São Gonçalo fica localizada na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.
Procissão
Após a Santa Missa, os fiéis irão percorrer aproximadamente dois quilômetros, até chegarem ao Sesi, onde haverá a bênção.
É recomendado que as pessoas, principalmente as idosas e crianças que forem participar da Solenidade de Corpus Christi, estejam bem alimentados e hidratados, com roupas leves e devidamente medicados, caso façam uso de alguma medicação.
Arrecadação de alimentos
Uma belíssima iniciativa vai fazer parte de Corpus Christi deste ano: todos os visitantes são convidados a levarem alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para famílias cadastradas nas atividades sociais das Igrejas do município.
Serão dispostas quatro tendas, que estarão identificadas nas seguintes localidades: Casa das Artes, no pátio da Paróquia São Gonçalo, na entrada do Teatro Municipal de São Gonçalo e na Praça Dr Luiz Palmier (antiga praça da Marisa).
Ao final do evento os itens serão separados e entregues aos responsáveis pela distribuição.