O Papa Francisco, de 88 anos, foi submetido à oxigenoterapia com o uso de almofadas nasais em altos fluxos, conforme divulgado pela agência Vatican News neste domingo (23). A agência também informou que o pontífice realizará novos exames clínicos ainda hoje. No entanto, ele teve uma noite de sono tranquila. O Papa está internado desde o último dia 14, após sentir dificuldade para respirar por vários dias.
“O Papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite”, disse o Vatican News.
Em uma oração escrita pelo Papa Francisco e divulgada neste domingo, o pontífice expressou sua gratidão pelas orações pela sua saúde e afirmou que segue “realizando os tratamentos necessários”.
“De minha parte, continuo confiante na minha internação na Policlínica Gemelli, seguindo os tratamentos necessários; e o repouso também faz parte da terapia! Agradeço sinceramente aos médicos e aos profissionais de saúde deste hospital pela atenção que me oferecem e pela dedicação com que cuidam dos doentes”, escreveu.
Além disso, Francisco fez um apelo para que os fiéis rezem pelos países em guerra, citando a “Palestina ao Sudão” e destacando a situação da Ucrânia.
A mensagem foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé e marca o segundo domingo consecutivo em que o Papa não participou da oração tradicional do Angelus. Nesse dia, a missa foi presidida pelo Arcebispo Rino Fisichella.
Francisco também expressou seu agradecimento às crianças, que enviaram mensagens e desenhos. “Nestes dias, recebi muitas manifestações de carinho, e fui profundamente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Agradeço pela proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Coloco todos sob a intercessão de Maria e peço que rezem por mim”, concluiu o pontífice.
Noite tranquila
O Vaticano informou que o Papa Francisco teve uma noite tranquila. A notícia vem após um dia em que o pontífice enfrentou uma crise de asma prolongada, levando a uma avaliação crítica do seu estado de saúde pela primeira vez.
O Papa, de 88 anos, está internado no hospital Gemelli em Roma após apresentar dificuldades respiratórias por vários dias. Ele foi inicialmente diagnosticado com bronquite e, posteriormente, com pneumonia bilateral e uma infecção polimicrobiana.
Na última sexta-feira (21), completou uma semana de internação, e a equipe médica do pontífice realizou uma coletiva de imprensa para atualizar o público sobre seu quadro clínico. Durante a coletiva, os médicos afirmaram que, embora o Papa não corra risco iminente de morte, sua condição continua delicada, devido à sua fragilidade como “paciente idoso”. Por isso, ele deve permanecer internado por pelo menos mais uma semana.