InícioDestaqueParis 2024: Com emoção e tecnologia, pira olímpica é acesa em balão

Paris 2024: Com emoção e tecnologia, pira olímpica é acesa em balão


Pira Olímpica ficará suspensa em balão de ar quente na capital francesa


|  Foto:
Reprodução / Redes Sociais

A cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, que aconteceu nesta sexta-feira (26), foi marcada por momentos emocionantes e com uma aula de tecnologia às margens do Rio Sena, na capital francesa. Os multicampeões olímpicos negros, Marie-José Perec e Teddy Riner, acenderam a chama olímpica que subiu em um balão sobre o rio.

Com um show de luzes, pirotecnica, som e ritmos, do início ao fim, o evento protagonizou momentos arrepiantes e emocionantes. Com apresentações da diva pop, Lady Gaga, a banda francesa de metal Gojira, e Celine Dion cantando no topo da Torre Eiffel em sua primeira aparição após ser diagnosticada com uma rara síndrome que afetou suas cordas vocais.


Cantora Celine Dion emocionou o público presente na cerimônia


|  Foto:
Reprodução / Redes Sociais

Leia +: Famosos viram memes durante abertura da Olimpíada de Paris

Leia +: Delegação brasileira faz festa na abertura dos Jogos Olímpicos

O trajeto da tocha olímpica começou com o homem mascarado que fazia parkour pelos telhados de Paris. O personagem entregou a chama a Zinedine Zidane, ex-futebolista e ídolo francês. Na sequência, o tenista Rafael Nadal deu continuidade ao trajeto até o acendimento da pira, entregando a chama para a tenista Serena Williams.

Depois, a tenista entregou a tocha para a ginasta romena, Nadia Comaneci que passou na sequência para o destaque do atletismo norte-americano, Carl Lewis. O atleta “passou o bastão” para a ex-tenista, Amélie Mauresmo que correu nas ruas de Paris até chegar ao Museu do Louvre. Tony Parker, ex-jogador de basquete, recebeu a chama dentro do museu e foi acompanhado por Amélie e Paratletas.


Os atletas negros, Teddy e Marie, acenderam a chama olímpica


|  Foto:
Reprodução / Redes Sociais

Por fim, o momento histórico e de repsesentatividade. Os ídolos olímpicos negros, Marie-José Perec, uma das maiores velocistas da história, e o judoca medalha de ouro nas olimpíadas de 2012 em Londres, Teddy Riner, receberam as tochas e se dirigiram a um enorme balão que carregava a pira. A chama olímpica foi, enfim, acesa pela dupla e o balão de ar quente ficará no alto da capital francesa até o final dos jogos.

Carreira de Teddy e Marie

O judoca, Teddy Riner, conquistou o título mundial 11 vezes e e é tricampeão olímpico na categoria de pesos-pesados, ficando no lugar mais alto do pódio nas olimpíadas de Londres (2012), Rio (2016) e por equipes em Tóquio (2020)

A gigante do atletismo e tricampeã olímpica, Marie-José Perec, é considerada uma das maiores atletas da história da França. A atleta conquistou medalha de ouro nos 400m em Barcelona (1992) e nos 200m e 400m em Atlanta (1996).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também