O Vaticano informou, nesta terça-feira (18), que o Papa Francisco teve uma piora em seu quadro de saúde. De acordo com o comunicado, o pontífice foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral.
Ainda de acordo com a nota do Vaticano, o Papa continua a apresentar um quadro complexo”.
“Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia [dilatação permanente dos brônquios] e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, diz o boletim médico.
Apesar da piora em seu estado de saúde, o Vaticano informou também que o Papa Francisco segue bem-humorado.
“No entanto, o Papa Francisco está de bom humor. Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele é grato pela proximidade que sente neste momento e pede, com coração grato, que continuemos a rezar por ele”,
O que é pneumonia bilateral?
A pneumonia bilateral é uma infecção pulmonar que afeta ambos os pulmões ao mesmo tempo. Ela ocorre quando os pulmões ficam inflamados devido a uma infecção, geralmente causada por bactérias, vírus ou fungos, o que dificulta a troca adequada de oxigênio no sangue.
Sintomas
Os sintomas da pneumonia bilateral podem incluir febre, tosse persistente, dificuldade para respirar e dor no peito. Ela é considerada mais grave, pois envolve as duas regiões pulmonares, podendo causar complicações sérias, especialmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, idosos ou pacientes com doenças crônicas.