
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (5), o Projeto de Resolução nº 1876/2025, que concede ao ator Wagner Moura a Medalha Tiradentes, maior honraria do Parlamento fluminense. A proposta é de autoria da deputada estadual Zeidan (PT).
Segundo a parlamentar, Wagner Moura se consolidou como um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional, destacando-se não apenas como ator, mas também como diretor, roteirista, produtor e músico, com atuações marcantes em produções nacionais e internacionais.
Com carreira sólida no exterior, o artista é reconhecido como uma das principais vozes na defesa do fortalecimento da representação positiva de latinos em Hollywood. De acordo com Zeidan, o trabalho de Wagner Moura contribui de forma direta para a ampliação da diversidade e da inclusão no audiovisual, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
A deputada celebrou a aprovação do projeto e ressaltou o momento especial vivido pelo artista em 2025.
“Apresentamos esse projeto no mesmo ano em que Wagner Moura foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, por sua atuação no filme O Agente Secreto. Ter um brasileiro indicado pela primeira vez nessa categoria pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é motivo de enorme orgulho. Wagner Moura é plenamente merecedor dessa honraria”, afirmou Zeidan.
A Medalha Tiradentes é concedida a personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados à sociedade fluminense, brasileira ou internacional.
O post Por iniciativa da deputada Zeidan, Wagner Moura receberá a Medalha Tiradentes apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.


