Em comemoração ao mês da Consciência Negra e ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, o Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, realizará uma programação especial com oficinas, rodas de samba e palestras para celebrar a rica cultura afro-brasileira. O evento é gratuito e aberto, com programação para todas as idades.
Durante todo o mês de novembro, o museu oferecerá uma série de atividades gratuitas, incluindo oficinas, rodas de conversa, encontros de hip-hop, rodas de samba e palestras. As atrações são voltadas para todas as idades e têm como objetivo promover a reflexão e o fortalecimento da identidade negra por meio da arte e da cultura.
Programação
Nesta sexta-feira (8), às 14h, a Oficina de Si, uma roda de conversa focada em reflexão e criação coletiva, contará com duas edições especiais. O artista plástico niteroiense Marlon Amaro será o facilitador, com o objetivo de estimular experimentações artísticas e promover trocas de saberes. Graduando em Pintura pela UFRJ, Amaro busca incentivar a criatividade e fomentar a conexão entre os participantes.
Na próxima quarta-feira (13), o poeta, escritor e professor Nelson Maca conduzirá a Oficina de Si, também às 14h. Fundador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, Maca é conhecido por suas ações artísticas e de formação sócio-racial dentro da cultura hip-hop. Durante o encontro, o poeta compartilhará suas experiências e projetos, além de promover uma conversa aberta sobre o impacto da cultura negra no Brasil.
No dia 21 de novembro, às 14h, a programação segue com uma roda de samba especial. Os músicos Daniel Boechat e Rodrigo Reis irão celebrar não apenas os ritmos afro-brasileiros, mas também a importância da sustentabilidade por meio da música, proporcionando um momento de celebração e reflexão.
Outro destaque será o Hip-Hop nos 220%, com o grupo Wolf Crew RJ, que ocorrerá no dia 22 de novembro, às 14h. O encontro abordará a história do movimento hip-hop e seus elementos artísticos, com ênfase na educação social e na difusão da cultura hip-hop, que tem presença ativa há mais de oito anos em Niterói.
Arte Popular para Crianças, no dia 23 de novembro, também contará com uma programação especial. A partir das 11h, a contadora de histórias Josele Negra Black levará às crianças a magia das narrativas infantis com a “Contação Di Vó”, criando um momento acolhedor e cheio de aprendizado.
Às 13h30, Thay Trindade e Elielton Rocha ministrarão uma oficina de Abayomi, as tradicionais bonecas africanas feitas sem cola ou costura, simbolizando a resistência e a preservação da cultura afro-brasileira.
Às 15h30, o escritor e músico Fabio Mukanya conduzirá a oficina de Instrumentos Africanos, destacando a importância da música na preservação da cultura africana e afro-brasileira.
Para encerrar o mês de celebração, o museu promove, no dia 28 de novembro, o encontro Afroturismo: suas contribuições e reflexões, a partir das 14h, para discutir o impacto do turismo cultural na preservação e fortalecimento da memória negra, além de suas contribuições para a sociedade brasileira.
Serviço
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, São Domingos, Niterói
A programação é gratuita