- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueRio: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira brilham no Sambódromo

Rio: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira brilham no Sambódromo

Leia também

A primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2026, neste domingo (15), levou emoção, homenagens e grandes espetáculos à Marquês de Sapucaí. Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira abriram a disputa com enredos que misturaram política, música, religiosidade e cultura afro-brasileira.

Acadêmicos de Niterói

Abrindo a noite, a Acadêmicos de Niterói apresentou o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acompanhou o desfile de um camarote. A escola levou para a avenida alegorias grandiosas e iniciou o esquenta com participação de Fafá de Belém.

O Setor 1 cantou forte o samba, mas a animação não se espalhou de forma uniforme pelas arquibancadas. Ainda assim, a agremiação fez um desfile consistente na busca por se firmar na elite do Carnaval.

Lula no camarote da prefeitura com Eduardo Paes e o vice-presidente, Geraldo Alckmin – Foto: João Salles | Riotur

Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz apostou em uma homenagem artística a Ney Matogrosso. O cantor cruzou a avenida já na madrugada de segunda-feira (16), com figurino repleto de cristais verdes.

As alegorias exploraram as múltiplas fases do artista, com referências a músicas como “O Homem Neandertal” e personagens marcantes da carreira. Um carro enfrentou dificuldades na curva e parou por alguns minutos, mas a escola manteve a evolução e concluiu o desfile dentro do tempo.

Entre os destaques, um lobisomem de cerca de 20 metros chamou atenção, assim como a bateria caracterizada e a presença da cantora Iza. O momento mais aplaudido foi a aparição de Ney no alto da última alegoria, emocionando o público.

Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Grupo Especial – Imperatriz Leopoldinense – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Portela

Em busca do 23º título, a Portela levou o enredo “O mistério do Príncipe do Bará – A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, exaltando religiosidade e resistência da população negra no Sul do país.

A narrativa uniu o personagem folclórico Negrinho do Pastoreio ao orixá Bará, além de destacar o Príncipe Custódio. A comissão de frente utilizou efeitos de luz e surpreendeu com um componente sobrevoando o público com auxílio cenográfico.

O maior abre-alas da história da escola encenou um xirê, enquanto a tradicional águia e referências a Iemanjá marcaram presença. Problemas no último carro exigiram reorganização na avenida, mas a escola conseguiu concluir o desfile dentro do tempo regulamentar.

Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Grupo Especial – Portela – Foto: Marco Terranova | Riotur

Mangueira

Encerrando a noite já ao amanhecer, a Mangueira apresentou o enredo “Mestre Sacaca do encanto Tucuju – O guardião da Amazônia Negra”. A escola homenageou Mestre Sacaca e exaltou a cultura afro-indígena do Amapá.

A comissão de frente trouxe marionetes de onças e uma árvore-mãe cenográfica. A bateria incorporou elementos do marabaixo às paradinhas, reforçando o canto da escola.

Apesar de um problema técnico com o primeiro carro na dispersão, a escola manteve o ritmo e fechou o desfile em 79 minutos. No último carro, familiares do homenageado emocionaram o público ao saudar a Sapucaí, encerrando a primeira noite sob aplausos.

Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Grupo Especial – Mangueira – Foto: Alex Ferro / Riotur

O post Rio: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira brilham no Sambódromo apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui