- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueRio pode adotar sistema de alerta por celular para localizar idosos com...

Rio pode adotar sistema de alerta por celular para localizar idosos com demência desaparecidos

Leia também

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) analisa a criação de um sistema estadual de alerta para auxiliar na localização de pessoas idosas desaparecidas que convivem com Alzheimer ou outras demências. A medida está prevista no Projeto de Lei 6.736/2025, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que institui o Sistema Estadual de Alerta Prata.

A proposta prevê o envio de mensagens eletrônicas a celulares próximos ao local do desaparecimento, após registro formal da ocorrência na autoridade policial e acionamento pelos órgãos de segurança pública. O alerta também poderá ser divulgado por meios de comunicação, painéis eletrônicos, portais oficiais e perfis institucionais nas redes sociais.

A divulgação das informações dependerá de autorização prévia da família ou responsável legal. Entre os dados previstos estão foto recente, descrição física, vestimentas usadas no momento do desaparecimento, local e horário do último registro, além de contatos para denúncias ou informações.

“O alerta através de celulares é uma forma de mobilizar a sociedade para colaborar de forma rápida e eficaz na localização e proteção dos idosos, reduzindo o sofrimento das famílias”, afirmou o deputado.

O sistema deverá funcionar de maneira integrada com órgãos de segurança pública, defesa civil e assistência social, podendo contar com a colaboração de operadoras de telefonia e outras instituições públicas e privadas.

O Ministério da Saúde estima que 8,5% da população idosa no país convive com algum tipo de demência, e que até 2050 o número de pessoas diagnosticadas poderá chegar a 5,7 milhões. Segundo o Censo 2022, o Brasil possui 31,2 milhões de idosos, o que representa crescimento de 39,8% em relação ao período entre 2012 e 2021.

O parlamentar afirmou que a iniciativa foi motivada por casos recentes que ganharam repercussão no estado, envolvendo desaparecimentos de idosos diagnosticados com demência, e destacou o impacto emocional enfrentado por familiares nessas situações.

Foto: Reprodução

O post Rio pode adotar sistema de alerta por celular para localizar idosos com demência desaparecidos apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui