- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
InícioDestaqueRio vai precisar de 900 mil profissionais até 2027, aponta Senai

Rio vai precisar de 900 mil profissionais até 2027, aponta Senai

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia também

O Estado do Rio de Janeiro deverá gerar mais de 900 mil demandas por formação profissional até 2027, segundo estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), apresentado na quinta-feira (6) durante audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj. O encontro debateu o tema “Capacitação Profissional e Empregabilidade: Caminhos para o Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro” e foi mediado pelo deputado Vinicius Cozzolino (União), autor do Projeto de Lei nº 5.242/25, que cria o Programa de Capacitação Profissional e de Empregabilidade voltado a setores estratégicos da economia fluminense.

De acordo com o gerente de Educação Profissional do Senai-RJ, Edson Melo, o levantamento, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, indica que o setor de logística e transporte lidera as projeções de empregos, com 262,5 mil oportunidades até 2027. Em seguida aparecem construção civil (149,6 mil), metalmecânica (100,8 mil), manutenção e reparação (100,1 mil) e tecnologia e engenharia (99,3 mil).

“O estudo aponta 909,7 mil demandas por formação profissional, sendo 150,6 mil de pessoas sem qualificação e 759,1 mil de trabalhadores que precisarão se requalificar”, explicou Melo.

O representante do Senai também apresentou quatro propostas para aprimorar o projeto de lei: criação da Plataforma 360 da Empregabilidade, que conecte competências e oportunidades; inclusão de apoio financeiro para alimentação e transporte de alunos de baixa renda; alinhamento com a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT); e adesão do Estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas (Propag), que pode garantir novos investimentos na educação profissional até 2030.

Petróleo e Gás impulsionam projeções de emprego

Durante a audiência, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) destacou que o setor deverá gerar cerca de 300 mil empregos por ano até 2031, resultado direto do protagonismo do Rio de Janeiro, responsável por 87% da produção nacional de petróleo.

“O Estado tem o segundo maior PIB do país e um setor de Petróleo e Gás que responde por 53% dessa produção. Mas não se faz indústria sem gente, sem capacitação. Precisamos atrair e formar jovens para atender essa nova demanda”, afirmou Felipe Carvalho, gerente de Relações Institucionais do IBP.

Foto: Thiago Lontra

Certificação e empreendedorismo

A coordenadora técnica da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), Claudia Cunha, destacou que, além da qualificação, é essencial investir em certificação profissional, que reconheça oficialmente as habilidades de trabalhadores com experiência prática.

Já Ana Carolina Sampaio, analista do Sebrae, ressaltou a importância da educação empreendedora e de cursos que direcionem os alunos para oportunidades reais de trabalho. “Precisamos unir esforços para mostrar as possibilidades disponíveis, como a plataforma Contrata+Brasil, que é mais simplificada e acessível”, afirmou.

Participação ampla

Também participaram da audiência representantes da Faperj, Seplag, Secretaria de Energia e Economia do Mar, Instituto Federal Fluminense (IFF), UFRJ, Superintendência de Juventude, além de integrantes do setor produtivo, instituições de ensino e sociedade civil.

Para o deputado Vinicius Cozzolino, as contribuições apresentadas fortalecem o projeto de lei. “A audiência foi muito produtiva. As sugestões tornam o programa mais executável e alinhado à necessidade urgente de capacitação no nosso estado”, afirmou.

Com potencial de impulsionar a economia e preparar trabalhadores para os novos desafios do mercado, a combinação de formação técnica, requalificação e certificação profissional é vista como essencial para que o Rio de Janeiro se consolide como um polo de desenvolvimento e inovação nos próximos anos.

O post Rio vai precisar de 900 mil profissionais até 2027, aponta Senai apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui