O deputado Rodrigo Bacellar (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta segunda-feira (5), garantindo a maioria absoluta dos votos. A reeleição ocorre dois anos após sua primeira vitória, quando recebeu 56 dos 70 votos possíveis.
Além da manutenção de Bacellar no comando, o Partido Liberal (PL) também saiu fortalecido, conquistando cargos estratégicos na Mesa Diretora após negociações com o presidente reeleito.
Durante a votação, o líder do PSOL na Alerj, Flávio Serafini, criticou o governo de Cláudio Castro, aliado de Bacellar, mas declarou voto favorável ao deputado. Em 2023, Serafini havia optado pela abstenção. Ele justificou a mudança afirmando que, nos últimos dois anos, o PSOL teve espaço para atuar sem interferências.
A sessão transcorreu sem incidentes, com clima tranquilo entre os parlamentares. Imagens da votação foram registradas por um drone, e deputados chegaram a receber uma caixinha com fotos da confraternização de fim de ano. Muitos usavam adesivos com o nome da chapa de Bacellar em seus paletós.
Mesa Diretora
A nova Mesa Diretora da Alerj foi definida com poucas mudanças em relação à anterior. A principal alteração está na primeira vice-presidência, que saiu das mãos do União Brasil para o PL. O cargo será ocupado por Guilherme Delaroli, nome indicado pelo partido.
O comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um dos cargos mais importantes da Casa, deve permanecer com Rodrigo Amorim, braço direito de Bacellar. No entanto, como o PL reivindicou a posição durante as negociações, Amorim pode se filiar à legenda para manter o posto.
A nova Mesa Diretora será composta pelos seguintes parlamentares:
– Presidente: Rodrigo Bacellar (União)
– 1° Vice-presidente: Guilherme Delaroli (PL)
– 2ª Vice-presidente: Tia Ju (Republicanos)
– 3ª Vice-presidente: Zeidan (PT)
– 4ª Vice-presidente: Célia Jordão (PL)
– 1° Secretário: Rosenverg Reis (MDB)
– 2° Secretário: Dr. Deodalto (PL)
– 3ª Secretária: Franciane Motta (Podemos)
– 4º Secretário: Giovani Ratinho (Solidariedade)
– 1ª Vogal: Índia Armelau (PL)
– 2° Vogal: Rafael Nobre (União)
– 3° Vogal: Valdecy da Saúde (PL)
– 4° Vogal: Renato Miranda (PL)
Com orçamento superior a R$ 1,3 bilhão em 2024, a Mesa Diretora é responsável pela gestão interna da Alerj e pela definição dos projetos de lei que vão à votação no plenário.