- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueRodrigo Neves encerra agenda na Itália com Enel e TIM para atrair...

Rodrigo Neves encerra agenda na Itália com Enel e TIM para atrair investimentos e melhorar serviços em Niterói

Leia também

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, concluiu uma agenda internacional de dois dias na Itália, com reuniões nas sedes mundiais da Enel e da TIM, em Roma, além de um encontro oficial com o Embaixador do Brasil no país. A missão institucional teve como objetivo melhorar serviços essenciais à população e atrair investimentos em infraestrutura, energia, telecomunicações e inovação para o município.

Durante os encontros, o prefeito destacou a necessidade de ampliar os investimentos em distribuição de energia elétrica e telecomunicações, acompanhando o crescimento econômico e populacional de Niterói, além de fortalecer o ambiente de negócios e a qualidade de vida dos moradores.

Ampliação de energia e telecomunicações em pauta

“Estivemos na sede mundial da Enel e da TIM para reforçar algo essencial para os cidadãos e empresas de Niterói: a melhoria dos serviços de energia elétrica e telecomunicações. Em 2025, por meio da parceria com a TIM, fizemos de Niterói a primeira cidade do Estado do Rio a ter todos os bairros com tecnologia 5G. Também garantimos a implantação da nova diretoria operacional da Enel, com centenas de funcionários e eletricistas no bairro do Barreto”, afirmou Rodrigo Neves.

Segundo o prefeito, nas reuniões foi apresentada a necessidade de novos investimentos em infraestrutura e equipes técnicas, considerando o crescimento da cidade e a chegada de novos empreendimentos.

A diretora Global de Relações Institucionais da TIM, Sabina Strazzullo, e o Chief Technology Officer da Telecom Italia, Leonardo Capdeville, agradeceram a visita e reforçaram que o Brasil é um dos principais mercados da empresa, destacando o interesse em ampliar investimentos em Niterói.

Enel avalia expansão do sistema elétrico de Niterói

Na sede da Enel, Rodrigo Neves solicitou a elaboração de um plano de ampliação da capacidade do sistema elétrico de Niterói, levando em conta o aumento da demanda residencial, comercial e industrial nos últimos anos.

Durante o encontro, o prefeito apresentou o Distrito de Inovação de Niterói como um projeto estratégico para a transição da economia local para um modelo baseado em tecnologia, inovação e conhecimento.

“Apresentamos o Distrito de Inovação de Niterói, que será inaugurado este ano na nova Cantareira e é fundamental para a revitalização da região central e para o futuro econômico da cidade”, destacou.

O diretor Global de Relações Externas da Enel, Nicoló Mardegan, ressaltou a importância da operação da Enel Rio para o grupo.

“Niterói é uma referência para a Enel. Agradecemos a visita do prefeito e seguimos à disposição para melhorar nossos serviços no município”, afirmou.

Também participou da reunião Riccardo Pozzi, gerente de Relações Diplomáticas e Institucionais Europeias e Internacionais da empresa.

Distrito de Inovação atrai interesse internacional

A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benicio, destacou o reconhecimento internacional da gestão de Niterói e o interesse das empresas no projeto do Distrito de Inovação da Cantareira.

“O projeto despertou grande interesse tanto da Enel quanto da TIM. As empresas demonstraram disposição em participar da consolidação desse novo polo de inovação e desenvolvimento do país”, afirmou.

O prefeito convidou oficialmente TIM e Enel a investirem no Distrito de Inovação, ressaltando o potencial do espaço para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nos setores de energia e telecomunicações no Brasil e na América Latina.

Encontro na Embaixada do Brasil na Itália

A agenda internacional incluiu reunião na Embaixada do Brasil na Itália, onde Rodrigo Neves apresentou as articulações com as empresas italianas e os avanços do projeto do Distrito de Inovação. O embaixador Renato Mosca de Souza se comprometeu a apoiar o fortalecimento das relações entre Niterói e empresas italianas, além de colaborar para a viabilização dos investimentos.

Sobre o Distrito de Inovação da Cantareira

O Distrito de Inovação da Cantareira é um projeto estruturante que prevê a criação de um ecossistema integrado de pesquisa, desenvolvimento e negócios de alta tecnologia, com espaços físicos e virtuais voltados para startups, empresas de base tecnológica e instituições de ensino.

A gestão será realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com foco na atração de investimentos privados. A entrega do projeto está prevista para o primeiro semestre de 2026, consolidando Niterói como referência em economia do conhecimento e inovação.

O post Rodrigo Neves encerra agenda na Itália com Enel e TIM para atrair investimentos e melhorar serviços em Niterói apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui