A Prefeitura de São Gonçalo mantém a vacinação contra a Covid-19 disponível para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde em 66 unidades de saúde do município. O imunizante aplicado é o mais recente, atualizado para a cepa JN.1.
A maioria das unidades funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As clínicas municipais gonçalenses do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, possuem horário ampliado, funcionando durante a semana das 8h às 21h e, aos sábados, das 8h às 13h.
Fazem parte do calendário de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI) crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, idosos e gestantes. As crianças devem receber três doses, aos 6, 7 e 9 meses de idade, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira. Para idosos e gestantes, a recomendação é de uma dose a cada seis meses.
Além do público do calendário regular, também têm indicação para vacinação: pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILPI), imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos Correios.
Para a maioria desses grupos, a recomendação é de uma dose anual. Já os imunocomprometidos devem receber uma dose a cada seis meses. A vacinação é contraindicada apenas para pessoas com Covid-19 ativa; nesses casos, a aplicação deve ocorrer quatro semanas após a melhora clínica. Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação, se disponível.
“Não estamos mais em um cenário de pandemia, mas a vacinação para os grupos prioritários segue fundamental. Ela é a forma mais eficaz de prevenir casos graves, internações e óbitos, especialmente entre crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis”, destacou a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
O post São Gonçalo oferece vacinação contra a Covid-19 em 66 unidades de saúde apareceu primeiro em ErreJota Notícias.


