Após a diplomação na Câmara de Vereadores, na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou mais três nomes do seu futuro secretariado: Juliana Benício como secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação; César Barbiero, secretário de Fazenda e Thaiana Ivia, secretária da Secretaria da Mulher.
Rodrigo Neves também anunciou os nomes dos vereadores Andrigo Carvalho, como futuro secretário do Fonseca, Cubango e Caramujo, na Zona Norte de Niterói, e Binho Guimarães, como líder do futuro governo na Câmara Municipal. O primeiro nome anunciado foi o de Felipe Peixoto como secretário de Governo.
“Juliana foi uma das lideranças dessa campanha e uma apaixonada por Niterói. Tem experiência no setor privado e vai exercer pela primeira vez um cargo no setor público, o que vai representar uma renovação e novidade”, disse Rodrigo Neves.
Juliana Benício é professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), formada em Engenharia de Produção, com mestrado em Economia e doutorado em Engenharia de Produção.
Juliana reforçou a importância da Ciência no desenvolvimento da cidade.
“É uma grande honra assumir, porque venho há quatro anos defendendo a Ciência de uma maneira muito combativa. A Ciência vem sofrendo ataques importantes e sem ciência não tem crescimento, não tem desenvolvimento. O Brasil é o quinquagésimo país no índice global de inovação do mundo. A gente investe apenas 1,2% em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, enquanto que a China investe 2,5% do PIB. Temos uma expectativa de realmente mudar o perfil da economia de Niterói com o trabalho que a gente vai fazer”, disse a futura secretária.
Auditor da Receita Federal, Barbiero é o primeiro nome da equipe econômica do novo governo.
“Barbiero foi superintendente da Receita no Estado do Rio e Espírito Santo. Fez uma gestão muito eficiente que modernizou a Receita Federal e foi secretário de Fazenda no meu primeiro mandato, quando fizemos um programa de austeridade e de recuperação das contas públicas, além de modernização e reestruturação da Secretaria de Fazenda de Niterói”, disse Rodrigo Neves.
Barbiero demonstrou alegria de voltar a trabalhar em Niterói.
“Estou muito motivado porque sou movido a desafios. Mesmo com a Fazenda estruturada, com funcionários concursados, temos um desafio pela frente e sou apaixonado por desafios e vamos somar forças para tornar Niterói essa cidade empreendedora, inovadora e a melhor cidade para viver e ser feliz, como o próprio prefeito diz”.
Thaiana é professora com mestrado em Cultura e Território pela UFF e trabalhou no Pacto Niterói contra a Violência e na Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói (Codim).
“Niterói é uma cidade que tem que estar na vanguarda das políticas públicas, inclusivas e democráticas. Essa é uma secretaria muito importante porque faz uma agenda transversal com as demais pastas no sentido de fortalecer o protagonismo das mulheres em Niterói e trabalhar na estruturação de uma rede poderosa de prevenção à violência contra a mulher”, disse Neves.
“Estou com uma vontade muito grande de trabalhar para transformar Niterói numa cidade referência no combate à violência contra a mulher”, disse Thaiana.
Andrigo é vereador por quatro mandatos e foi líder do governo na Câmara de Niterói nos últimos quatro anos.
“Vamos integrar as três áreas em uma única administração regional. Tenho certeza de que Andrigo, com sua juventude e com seu compromisso vai fazer um grande trabalho para a gente transformar o Fonseca e a região num bairro modelo”, falou Rodrigo Neves.
“Fico muito animado em voltar ao bairro que nasci e fui criado. É um bairro também muito importante para o Rodrigo, pela história que ele construiu lá. Tem um simbolismo muito grande poder voltar para a região com toda essa estrutura de obras que o Fonseca vai receber”, disse Andrigo.
Binho já foi administrador da Região Oceânica e também o vereador mais votado pelo PDT nas eleições deste ano.
Binho será líder do futuro governo na Câmara Municipal
“O Binho é uma das melhores expressões da nova geração de líderes que surgiu em nossa cidade. Tenho certeza que ele vai contribuir para o bom diálogo e para uma agenda de cooperação com o Legislativo”, destacou Rodrigo.
“Será a função mais importante da minha vida pública. Tenho convicção de que a grande base de apoio que foi eleita pela nossa coligação vai garantir a estabilidade necessária para o novo governo. Vamos dialogar com todas as forças políticas para fazer de Niterói a melhor cidade em qualidade de vida do país”, afirmou Binho.