- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
InícioDestaqueSerena, IA da Saúde do Rio, faz fila andar no SUS

Serena, IA da Saúde do Rio, faz fila andar no SUS

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia também

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) apresentou, durante o FisWeek, a Serena, inteligência artificial desenvolvida para otimizar o funcionamento do Sistema Estadual de Regulação (SER). A ferramenta já trouxe resultados expressivos: em poucos meses, contribuiu para uma redução de 16% nas faltas a consultas e exames, tornando o processo de regulação mais ágil e eficiente.

A Serena atua na organização prévia de agendamentos, elabora resumos clínicos e de exames dos pacientes e orienta sobre o uso do painel público do SER, disponível no site da secretaria. Diariamente, o sistema encaminha cerca de 3 mil pacientes para hospitais em todo o estado.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou que a inovação faz parte do trabalho do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), criado em 2023.

“Nosso foco é reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente. A Serena chegou para otimizar o acesso à saúde com qualidade em todo o estado”, afirmou.

Em fase de testes há cerca de seis meses, a ferramenta já apresenta resultados concretos. Segundo a superintendente de Regulação, Kitty Crawford, o índice de faltas aos agendamentos caiu de 43% para 36%.

“A Serena envia lembretes às unidades de saúde com uma semana de antecedência, ajudando os pacientes a se programarem e evitando ausências. Além disso, resume prontuários e auxilia na classificação de risco, otimizando o trabalho dos reguladores”, explicou.

Durante o evento, a superintendente também adiantou que novas funcionalidades estão em desenvolvimento para aperfeiçoar o sistema e reduzir ainda mais o tempo de espera por procedimentos no SUS fluminense.

O post Serena, IA da Saúde do Rio, faz fila andar no SUS apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui