O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25/11) o início da execução das penas dos generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ambos foram encaminhados para as instalações do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, onde o Exército preparou celas específicas para recebê-los. Heleno foi condenado a 21 anos de prisão no âmbito do processo que apura a tentativa de golpe de Estado. Já Nogueira começará a cumprir a pena de 19 anos de prisão, definida pelo STF.
Segundo fontes militares, os dois generais já foram localizados e vão ser levados para CMP.
Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde sábado (22). A prisão preventiva foi decretada por Moraes, mas não está vinculada diretamente ao processo do golpe.
A decisão se baseia em dois pontos apresentados pela Polícia Federal:
- Violação da tornozeleira eletrônica que Bolsonaro utilizava em regime de prisão domiciliar;
- Risco de fuga, agravado após a convocação de uma vigília religiosa pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente à casa do ex-presidente.
O post STF executa penas de Heleno e Nogueira; Bolsonaro segue preso apareceu primeiro em ErreJota Notícias.




