- PUBLICIDADE -

InícioEsporteTime que sonha com vaga no grupo do Fla no Mundial tem...

Time que sonha com vaga no grupo do Fla no Mundial tem técnico brasileiro

RENAN LISKAI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Alajuelense, da Costa Rica, foi o time responsável por expor o caso que causou a retirada do León, do México, do Super Mundial de Clubes deste ano. Os mexicanos anunciaram que vão recorrer da decisão tomada pela Fifa na última sexta-feira.

 

SONHO COM A VAGA
O Alajuelense foi à Fifa em novembro de 2024, dias após a entidade divulgar que não seriam permitidos times de um mesmo dono no Super Mundial de Clubes. Os costa-riquenhos denunciaram León e Pachuca, que pertencem a Jesús Martinez Patiño.

A Fifa não respondeu imediatamente, e o Alajuelense levou o caso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). A Fifa aguarda a decisão do tribunal, mas já retirou o León e ainda vai definir o substituto no Super Mundial. A entidade não explicou o motivo de ter escolhido o León e não o Pachuca.

A tendência é que a Fifa repasse a vaga do León para o ranking da Concacaf. Todas as quatro vagas da confederação no Super Mundial foram preenchidas pelos últimos quatro campeões da Concachampions.

México e EUA estão no limite máximo de participantes: dois cada. Os mexicanos tinham a exceção de terem três porque representantes diferentes do país conquistaram edições recentes da Concachampions: Pachuca, León e Monterrey. O caso é similar ao Brasil, que tem quatro times classificados já que eles venceram as últimas Libertadores.

É por esta limitação de times de um mesmo país no Mundial que o Alajuelense surge como favorito a herdar a vaga, mesmo sendo o 15° do ranking. Todos os times acima dos costa-riquenhos são mexicanos ou estadunidenses.
Alajuelense ou não, quem for “escolhido” pela Fifa jogará no grupo do Flamengo. Espérance (TUN) e Chelsea (ING) completam a chave.

TEMPERO BRASILEIRO
O Alajuelense é treinado pelo brasileiro Alexandre Guimarães. Nascido em Maceió, ele construiu toda sua carreira como jogador e, depois, como treinador no futebol da Costa Rica e se naturalizou costa-riquenho.

O clube é o segundo maior campeão do Campeonato Costa-Riquenho, com 30 títulos. No cenário continental, o Alajuelense soma duas conquistas da Concachampions e duas da Taça Centro-Americana.

O elenco atual conta com uma estrela: Joel Campbell. Destaque na Copa do Mundo de 2014, o meia-atacante retornou ao clube nesta temporada, após empréstimo para o Atlético-GO em 2024.

Leia Também: F1: Hamilton segura a ponta e vence sprint do GP da China

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também