Reprodução
Um carro blindado foi adaptado por criminosos do Complexo da Maré para se protegerem de ações realizadas pela Polícia ou em confrontos diante de facções rivais. O veículo, que tinha furos na blindagem para encaixar os armamentos nas janelas, foi apreendido em desdobramento da Operação Torniquete, nesta quinta-feira (6), durante ações nas comunidades do Parque União e Nova Holanda.
De acordo com os agentes, o carro era utilizado em ações criminosas e a adaptação ocorreu para que os integrantes pudessem atirar de dentro do veículo sem serem atingidos, deixando um espaço suficiente para que o cano de um fuzil seja perfeitamente acoplado no local.
O grupo visava atacar caminhões, com a colaboração de informantes dentro das empresas de transporte, segundo a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC). O local também armazenava armas e dispositivos para bloquear sinais de GPS, dificultando o rastreamento das cargas roubadas.
A operação cumpriu 74 mandados de busca e apreensão em comunidades do Rio de Janeiro e nos estados do Ceará, Bahia, Goiás e Santa Catarina.