- PUBLICIDADE -
InícioDestaque'Trago a pessoa amada em três dias': o desrespeito a fragilidade

‘Trago a pessoa amada em três dias’: o desrespeito a fragilidade


Esteja atento a promessas que parecem boas demais para serem verdade


|  Foto:
Divulgação

Quem nunca leu ou ouviu esta frase que atire a primeira pedra… E que atire a segunda pedra quem nunca ao menos cogitou testar se esta promessa funcionava de verdade. Brincadeiras à parte, este é um tema bastante sério quando o assunto é ajuda espiritual, principalmente quando quem a busca está fragilizado em algum sentido.

Dentro da espiritualidade, assim como em muitos aspectos da vida, existem verdades profundas e ensinamentos valiosos, mas também há espaço para interpretações errôneas, manipulação e até mesmo charlatanismo.

Leia+ Golpistas vendem ingressos para o show da Madonna

Leia+ Vencedor do BBB24, Davi tem perfil do Instagram hackeado

Leia+ Apresentadora Luciana Gimenez é hospitalizada

A espiritualidade nos ajuda a encontrar um sentido mais profundo para nossas vidas”



Rachel Mandalov,

terapeuta holística

Ela nos conecta com valores, significados e propósitos que transcendem as preocupações mundanas do dia-a-dia, fornecendo-nos uma visão mais ampla e significativa da existência. Ela deve enfatizar a importância da conexão interior e com o superior, o desenvolvimento da consciência e a busca pela paz.

Não importa o lugar que você frequenta, os valores de compaixão, empatia e amor ao próximo devem ser os pilares para a evolução da sua jornada espiritual. Dentro da espiritualidade entendemos que o universo está interconectado e que nossas ações têm impacto não apenas em nós mesmos, mas também com o mundo ao nosso redor. Essa perspectiva inspira um senso de responsabilidade e cuidado conosco e com o meio em que estamos conectados.

Há quem procure ajuda apenas nos momentos de aflição; cura emocional, mental e até mesmo física. Justamente, nessas horas de desespero que precisamos ter mais atenção!

Promessas Irreais – Esteja atento a promessas que parecem boas demais para serem verdade. Se alguém afirma ter o poder de resolver todos os seus problemas instantaneamente, é provável que seja uma farsa.

Controle e manipulação – Em alguns casos, líderes espirituais ou grupos religiosos podem abusar de sua autoridade para controlar e manipular seguidores, levando-os a agir contra seus próprios interesses, até mesmo se separarem de suas famílias e comunidades, caso pensem diferente.

Exclusividade e intolerância – Infelizmente, algumas tradições espirituais podem promover uma visão exclusivista, na qual apenas uma única religião ou prática é considerada válida, e todos os outros são vistos como errados ou até mesmo demonizados. Isso pode levar à intolerância religiosa e ao conflito.

Exploração financeira – Algumas organizações ou líderes espirituais podem se envolver em práticas financeiras questionáveis, exigindo doações excessivas, vendendo produtos espirituais caros ou prometendo bênçãos em troca de dinheiro. Desconfie.

Crenças irracionais – Embora a espiritualidade possa promover uma visão de mundo significativa e enriquecedora, também pode dar origem a crenças irracionais, supersticiosas ou infundadas. Isso pode levar as pessoas a rejeitarem a ciência, a medicina moderna ou outras formas de conhecimento válido, colocando-as em risco de sofrerem danos físicos ou emocionais.

Isolamento social – Em alguns casos, a busca espiritual intensa pode levar as pessoas a se isolarem de amigos, familiares e da sociedade em geral. Isso pode resultar em alienação, solidão e até mesmo em problemas de saúde mental, especialmente quando combinado com ideias de exclusivismo ou separação do mundo “mundano”.

Culpa e vergonha – Certas tradições espirituais podem promover um forte senso de culpa, vergonha ou autocondenação, especialmente em relação a aspectos da vida como sexualidade, desejo ou comportamento pessoal. Isso pode levar a uma baixa autoestima, ansiedade e sofrimento emocional desnecessário.

Escassez de Transparência – Se alguém evita perguntas difíceis, não fornece informações claras sobre sua formação ou não permite que você faça suas próprias investigações, é um sinal de alerta.

Confie na sua intuição

Não tenha medo de questionar e investigar as alegações de líderes espirituais. Faça sua própria pesquisa e busque opiniões de fontes confiáveis. Se algo parece errado ou desconfortável, confie em sua intuição. Você não precisa se submeter a ninguém que não respeite seus limites ou faça você se sentir desconfortável.

Compartilhe suas experiências com amigos, familiares ou outros membros de sua comunidade espiritual. O apoio mútuo pode te ajudar a evitar ser enganado por charlatões.


Se você, ou alguém que você conhece, foi vítima de abuso ou exploração por parte de um líder espiritual, denuncie-o às autoridades apropriadas e busque apoio emocional e jurídico.

É crucial estarmos cientes do charlatanismo e manipulação que podem ocorrer dentro do contexto religião e espiritualidade. Devemos abordar a espiritualidade com discernimento e uma mente crítica, reconhecendo as verdades que podem nos ajudar a crescer e evoluir, ao mesmo tempo em que questionamos e nos protegemos contra as mentiras e abusos que possam surgir dentro desse universo.

Fiquem espertos!

Paz e Luz, Rachel Mandalov

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também