- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
InícioDestaqueTSE aprova criação de nova Zona Eleitoral em Maricá: onde você acha...

TSE aprova criação de nova Zona Eleitoral em Maricá: onde você acha que deveria ser a sede?

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia também

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por decisão unânime, a criação de uma nova Zona Eleitoral em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A medida foi homologada nesta terça-feira (25) durante sessão administrativa e integra a criação de duas novas unidades no país — uma em Roraima e outra em Maricá.

A ampliação atende às solicitações do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que apontaram necessidade de melhorar o atendimento aos eleitores e acompanhar o crescimento populacional dessas regiões.

Por que Maricá ganhará uma nova Zona Eleitoral?

De acordo com o TRE-RJ, o município enfrenta deficiências permanentes na prestação de serviços eleitorais. Por isso, o Tribunal propôs o desmembramento da 55ª Zona Eleitoral para criar uma nova unidade exclusiva para Maricá, garantindo mais eficiência, agilidade e estrutura adequada para os eleitores.

O relator do processo, ministro André Mendonça, votou pela homologação após análise técnica confirmar que todos os critérios previstos na Resolução TSE nº 23.422/2014 foram atendidos, incluindo:

  • tamanho da população
  • necessidade de adequação estrutural
  • viabilidade orçamentária

Instalação não ocorrerá em ano eleitoral

Apesar da aprovação, o ministro fez uma ressalva importante: a nova Zona Eleitoral não poderá ser instalada em ano em que houver eleições, conforme determina a legislação.

“Entendo por autorizar a criação das zonas eleitorais nos termos das propostas encaminhadas pelas Cortes Regionais. Registro, contudo, que a sua instalação não poderá ocorrer no ano em que se realizarem as eleições”, destacou Mendonça.

Impacto para os eleitores de Maricá

A criação da nova Zona Eleitoral vai:

  • reduzir filas e tempo de atendimento
  • melhorar a organização dos serviços eleitorais
  • acompanhar o crescimento populacional acelerado da cidade
  • ampliar a capacidade de atendimento em anos de votação

Com a mudança, Maricá passa a integrar o grupo de municípios com maior autonomia administrativa e melhor estrutura de atendimento ao eleitor.

O post TSE aprova criação de nova Zona Eleitoral em Maricá: onde você acha que deveria ser a sede? apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui