Reprodução / Instagram
Um tiroteio na tarde desta sexta-feira (8) deixou um homem morto e três pessoas feridas na entrada do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O incidente aconteceu por volta das 16h, e a Polícia Civil investiga o caso como possível execução.
A vítima foi identificada como Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, empresário e colaborador do Ministério Público de São Paulo (MPSP), que vinha denunciando esquemas de lavagem de dinheiro associados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. De acordo com relatos, os disparos partiram de um veículo Gol preto, utilizado pelos suspeitos.
Segundo informações preliminares, os feridos no tiroteio eram seguranças que acompanhavam Gritzbach no momento do ataque.
Reprodução / Instagram
Conhecido por suas atividades empresariais ligadas a bitcoins e criptomoedas, Gritzbach assinou um acordo de colaboração premiada com o MPSP em março deste ano, fornecendo informações sobre operações financeiras e possíveis extorsões envolvendo membros do PCC, além de revelar supostos esquemas de corrupção com a participação de policiais civis de São Paulo.
Em investigações anteriores, o empresário também foi ligado a episódios de violência contra integrantes do PCC, entre eles Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, e seu motorista Antônio Corona Neto, apelidado de Sem Sangue, mortos em dezembro de 2021.
A Polícia Civil, responsável pela investigação devido ao ocorrido estar na área externa do aeroporto, designou o caso ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e à Delegacia de Atendimento ao Turista (DEATUR).
A perícia foi acionada ao local e trabalha na análise das imagens de câmeras de segurança para identificar os autores dos disparos. Mais detalhes sobre o caso serão divulgados conforme a investigação avance.