O goleiro do Botafogo, Gatito Fernández, recebeu nesta segunda-feira (23), uma proposta de seu time do coração, o Cerro Porteño (PAR), para a temporada de 2025. O clube paraguaio entrou em contato diretamente com o jogador, que está disponível para assinar um pré-contrato com qualquer equipe, uma vez que seu vínculo atual com o Alvinegro se encerra em 31 de dezembro.
Apesar da investida da equipe “Azulgrana”, o Botafogo demonstrou interesse em prorrogar o vínculo com o arqueiro, já iniciou tratativas e confia em um desfecho positivo para mantê-lo em General Severiano. O goleiro é considerado um excelente reserva para o titular John, que tem sido peça chave na equipe.
Revelado no Cerro em 2009, Gatito tem preferência por continuar no Botafogo, clube que defende desde 2017. Apesar de ainda não ter sido oficializada a renovação, as conversas entre as partes estão em andamento e a expectativa é de que um acordo seja alcançado em breve.
Em 2024, Gatito retomou a titularidade da seleção paraguaia sob o comando do técnico Gustavo Alfaro e encerrou o ano disputando partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Pelo Botafogo, o goleiro atuou em 22 jogos durante a temporada.
Histórico e clubes
Depois de uma jornada de destaque pelo time paraguaio, Gatito atuou por três equipes estrangeiras, sendo elas o Estudiantes (ARG), o Racing (URU) e o Utrecht (HOL).
No Brasil, começou a trajetória no Vitória, em 2014, depois Figueirense, em 2016, até chegar ao Glorioso em 2017, ano em que teve grande atuação na Libertadores da América, sendo herói da classificação para a fase de grupos da competição, diante do Olimpia (PAR), pegando três pênaltis no Defensores Del Chaco, em Assunção, capital paraguaia.
Naquela ocasião, o goleiro tinha começado o jogo no banco de reservas. No entanto, o titular, Helton Leite, se lesionou e precisou sair do jogo para que Gatito tivesse uma noite mágica com a camisa do Glorioso.
Em 2024, Gatito Fernández atingiu a marca de 217 partidas jogadas e é o atleta estrangeiro com mais jogos na história do clube carioca, consolidando sua importância ao longo dos anos.