- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueAluguel Universitário em Niterói já beneficia 1.121 estudantes e amplia acesso ao...

Aluguel Universitário em Niterói já beneficia 1.121 estudantes e amplia acesso ao ensino superior

Leia também

O Programa Aluguel Universitário de Niterói, considerado o maior programa municipal de auxílio-moradia estudantil do Brasil, segue em expansão e já vai atender 1.121 estudantes de baixa renda com o pagamento do benefício.

No segundo edital, 840 estudantes tiveram contratos aprovados. Desse total, 512 já entregaram toda a documentação necessária e começam a receber o auxílio ainda este mês. Outros 328 aprovados podem apresentar os contratos de aluguel para ingressar oficialmente no programa e receber o primeiro pagamento em março.

Com os contemplados do primeiro e do segundo edital, a cidade consolida o avanço da política pública que garante moradia estudantil no Centro de Niterói, além de trechos de São Domingos e São Lourenço.

Auxílio de R$ 700 para estudantes de baixa renda

Criado para reduzir a evasão no ensino superior e estimular a ocupação residencial da região central, o programa oferece R$ 700 mensais para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.

O objetivo é permitir que jovens da graduação e pós-graduação tenham condições de permanecer na universidade, focando nos estudos e na formação profissional.

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, o programa representa um investimento estratégico na juventude e no desenvolvimento da cidade.

“O Aluguel Universitário é muito mais que um auxílio financeiro. É uma política de oportunidade, que remove uma das maiores barreiras ao acesso e à permanência no ensino superior: o custo da moradia. Estamos investindo no potencial da nossa juventude e no futuro da nossa cidade”, afirmou.

Meta é chegar a 7 mil estudantes até 2028

O processo seletivo do Aluguel Universitário em Niterói é contínuo, e a meta da gestão municipal é ampliar o atendimento para 7 mil estudantes até 2028, fortalecendo a política de permanência estudantil.

De acordo com o coordenador da Juventude, João Pedro Boechat, responsável pelo programa, a iniciativa garante dignidade e cria condições reais para que os jovens concluam seus cursos.

“O fortalecimento e a continuidade do programa asseguram o direito à moradia e oferecem o suporte necessário para que nossos estudantes sigam seus sonhos”, destacou.

Educação e mobilidade social

Com a ampliação do programa, Niterói reforça sua posição como referência nacional em políticas públicas voltadas para a educação e juventude, promovendo equidade, mobilidade social e desenvolvimento econômico por meio do acesso ao ensino superior.

O post Aluguel Universitário em Niterói já beneficia 1.121 estudantes e amplia acesso ao ensino superior apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui