A Unidos do Viradouro foi eleita a melhor escola do Grupo Especial pelo júri do Estandarte de Ouro 2026. A agremiação, que desfilou na segunda noite, levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Pra cima, Ciça”, uma homenagem ao mestre de bateria, e se destacou pela força narrativa e emoção na Avenida.
Realizado pelos jornais O GLOBO e Extra, o Estandarte de Ouro chegou à 54ª edição consolidado como uma das mais tradicionais premiações do carnaval carioca.
Homenagem emocionante a Mestre Ciça
Para os jurados, a Viradouro soube explorar com clareza e sensibilidade o carisma de Mestre Ciça, reverenciando sua trajetória como símbolo do sambista tradicional e liderança marcante na bateria.
O homenageado abriu e fechou o desfile. Após participar da comissão de frente, Ciça seguiu de moto até o setor onde estavam posicionados os ritmistas, no fim da escola. Ao lado da bateria, subiu em um carro alegórico acompanhado da atriz Juliana Paes, que retornou ao posto de rainha após 17 anos. Do alto da alegoria, o mestre regeu a Vermelho e Branco de Niterói.
Ovacionado pelo público, Ciça deixou o último carro alegórico emocionado, cercado por componentes e torcedores que celebraram sua trajetória.
Outros prêmios
Além do título de melhor escola, a Viradouro conquistou o prêmio de melhor comissão de frente. Julinho também foi premiado como melhor mestre-sala.
Na disputa individual, Igor Sorriso, do Salgueiro, venceu na categoria puxador — seu segundo estandarte, após ter sido revelação em 2011, quando estreou no Grupo Especial pela São Clemente.

Já Cintya Santos, porta-bandeira da Mangueira, levou o prêmio na categoria. Conhecida como “Furacão”, ela conquistou seu segundo estandarte — o primeiro foi em 2023, em sua estreia na Verde e Rosa.
Neste ano, os 14 jurados escolheram uma finalista por noite no Grupo Especial: Imperatriz (domingo), Viradouro (segunda) e Vila Isabel (terça).
Série Ouro
Na Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel foi eleita a melhor escola pelos jurados do Estandarte de Ouro. O samba-enredo da União do Parque Acari foi escolhido como o melhor de 2025.
Na categoria Fernando Pamplona — que premia o uso de materiais simples com forte impacto visual — o destaque foi para a terceira alegoria da Vigário Geral, intitulada “Malassombro sertanejo”.

O post “Pra cima, Ciça” garante à Viradouro o Estandarte de Ouro 2026 apareceu primeiro em ErreJota Notícias.


