A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) divulgou um novo laudo sobre análises de creatina em 2024. Entre os 88 produtos avaliados, 18 apresentaram inconsistências entre o teor de creatina informado no rótulo e o que realmente estava no pote. Os riscos do consumo de suplementos fraudados vão de intoxicações graves até à morte.
Das 18 marcas reprovadas, surpreendentemente, 10 apresentaram uma variação de 100%, ou seja, as embalagens contêm qualquer outro tipo de substância, exceto creatina. É importante destacar que a legislação brasileira permite uma variação de até 20%. As informações são do site Metrópoles.
Quando a variação ultrapassa esse limite, o produto é considerado irregular e não deveria estar à venda. Nove das marcas avaliadas foram testadas, mas seus nomes não foram divulgados devido a ações judiciais para impedir a publicação dos resultados.
Confira a lista das marcas reprovadas
Análise de creatinas 2024 reprovadas
Marcas
Wise Health – Produto: CREATINE MONOHYDRATE
SCI NUTRITION – Produto: CREATINA PURA
PROSIZE – Produto: Creatine
MUSCLE FULL – Produto: CREATINA
Melius Nutrition – Produto: CREATINA 100%
EVOLUTION NUT. – Produto: Creawell
Demons Lab – Produto: Creature
Dark Dragon – Produto: Crea Delite
Análise de creatinas 2024 reprovados com variação de -100%
Marcas
TRIBE NUTRITION – Produto: CREATINA MONOHIDRATADA
NFT Nutrition – Produto: Creatina 100% Pura
Muscle Pharm – Produto: Creatine
Iron Tech Sports – Produto: Creatina Monohidratada
INTLAB – Produto: Power Creatina
IMPURE NUTRITION – Produto: CREATINA
GENERIC LABS – Produto: Creatina Monohidratada
Dymatrix Nutrition – Produto: Creatina Monohidrate
Cellucor – Produto: Creatin
AGE – Produto: Creatine Monohidratada
Resultado
Na análise recente, de um total de 88 produtos, 77% foram considerados conformes, enquanto 23% apresentaram problemas.
Dos itens reprovados, 56% mostraram variações de até 100%. Entre as 10 marcas com essa discrepância, cinco pertencem ao mesmo fabricante. Esses produtores, além de cometerem fraude, podem colocar em risco a saúde da população ao comercializarem substâncias sem procedência.
As avaliações foram realizadas por um laboratório com certificação internacional em qualidade analítica, que verifica a segurança, identidade, composição e pureza de diversos produtos, incluindo suplementos alimentares.
Risco à saúde
O uso de suplementos adulterados pode acarretar desde intoxicações severas até casos fatais, uma vez que não é possível determinar com precisão o que realmente está sendo vendido.