Divulgação / Procon
Cerca de 290 quilos de alimentos impróprios para consumo em seis mercados de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e nos bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, na Zona Oeste, do Rio, foram descartados por fiscais da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon Estadual (Procon-RJ), em operações realizadas nesta segunda (24) e terça-feira (25). Entre os flagrantes, baratas “passeando” sobre pacotes de feijão nas prateleiras e insetos e larvas em embalagens de leite.
Os fiscais identificaram também alimentos vencidos ou sem a etiqueta de data de manipulação e validade, como carnes, temperos prontos, produtos de padaria, entre outros, além de problemas estruturais, como falta de tela de proteção nas janelas contra vetores, pisos irregulares e alguns quebrados, paletes de madeira dentro de geladeiras, ralo não sifonado, fiação exposta e lixeiras sem pedal.
Ainda segundo a fiscalização, uma câmara com ferrugem e uma área de preparo de uma padaria foram interditados do estabelecimento da Baixada, cujo responsável foi encaminhado para delegacia para esclarecimentos. Todos os estabelecimentos fiscalizados foram autuados por conta das irregularidades constatadas.
“Fiscalizações como esta são constantes e têm o objetivo de orientar fornecedores e proteger os consumidores. É inadmissível encontramos essas irregularidades, pois algumas colocam em risco a saúde pública”, disse o titular da Sedcon, secretário Gutemberg Fonseca.
Os órgãos de fiscalização, no entanto, não informaram os nomes dos estabelecimentos e nem os seus respectivos endereços.
Canais de denúncia
Caso o consumidor queira registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia, poderá entrar em contato com os canais de atendimento do Fala Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ.
Fala Consumidor (Sedcon) / (21) 99336-4848 0800-2020143 / http://atendimento@sedcon.rj.gov.br
Procon-RJ – Disque 151 / WhatsApp para denúncias: (21) 98104-5445