O asteroide Apophis está se aproximando da Terra, conforme indicado pela Nasa, e causará tremores durante sua passagem. Com um diâmetro de aproximadamente 340 metros, o “Deus do Caos”, como é apelidado, sofreu uma mudança em sua trajetória e, há alguns anos, foi classificado como um dos fragmentos com maior probabilidade de impactar o planeta.
Apophis foi descoberto em 2004 e após quase duas décadas análises realizadas, os resultados mostraram que sua trajetória sofrerá consequências pela interação com o campo gravitacional da Terra.
Apesar do terror causado e medo do risco de cair na Terra, astrônomos realizaram inúmeras observações e, em março de 2021, descartaram qualquer risco de colisão nos próximos cem anos. Além disso, a previsão para que ele passe em nossos céus, com possibilidade de ser visto a olho nu, é somente em 2029.
“Novas observações indicaram que essa passagem será segura. O risco de impacto em uma futura aproximação, prevista para 2036, também foi eliminado”, afirmou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.
Em 13 de abril de 2029, Apophis passará a cerca de 32 mil quilômetros da Terra, o que é cerca de 1/12 da distância entre nosso planeta e a Lua. Nesse dia, moradores do hemisfério oriental poderão observar sua passagem. Durante a evento, o campo gravitacional da Terra provocará um pequeno desvio na trajetória do asteroide, o que poderá gerar leves tremores.