Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, caso o projeto seja confirmado, um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2031 será na futura Arena Esportiva do Centro, que está em fase de construção. A informação foi antecipada ao ENFOCO, nesta terça-feira (3), pelo prefeito eleito Rodrigo Neves (PDT).
A declaração foi dada em evento que marcou a assinatura da carta de intenção com a candidatura conjunta das cidades do Rio e Niterói para sediar o evento. O prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD); e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, estiveram presentes.
São Paulo aparece como único concorrente, por enquanto. O resultado oficial será anunciado até o dia 31 de janeiro de 2025.
Neves evitou fornecer maiores detalhes, mas deixou escapar que visa a realização das atividades em diversos pontos da cidade, entre os quais: Zona Sul, Central e Região Oceânica. A definição, no entanto, virá após outras reuniões com Paes.
Entregue a carta, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai elaborar o procedimento de escolha do representante brasileiro na disputa pela sede do Pan 2031. Cada país pode apresentar somente uma candidatura.
Estrutura
Segundo Paes, Rio e Niterói saem na frente por já terem uma estrutura e disponibilidade para sediar o evento.
“Acho que por já termos toda estrutura pronta, desde o Pan-Americano de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, nós largamos na frente. Nós não precisamos investir muito e criar novas estruturas. Temos grande experiência em receber eventos de grande porte”, destacou o prefeito do Rio.
Rodrigo Neves concordou e afirmou que as cidades fluminenses não vão medir esforços para trazer o evento.
“Temos tudo para realizar o melhor Pan-Americano de todos os tempos. Estamos prontos. Temos aí aproximadamente 80%, 90% das estruturas prontas. Não precisaríamos fazer grandes investimentos. O custo será dividido e mais sustentável”, disse Rodrigo Neves.
Eduardo Paes ainda revelou que o pedido para sediar o evento nas duas cidades partiu da atleta e vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan.
“A ideia chegou a partir da Isabel, que falou com o Rodrigo e logo veio me apresentar o projeto. Achei sensacional e sei que temos totais condições de realizar mais uma vez os jogos Pan-Americanos, assim como em 2007, só que agora em harmonia com Niterói. Temos o exemplo da próxima Copa do Mundo, que vai ser realizada nos Estados Unidos, México e Canadá”, disse Paes.
Vila Olímpica
Ainda de acordo comPaes, caso os jogos Pan-Americanos sejam realizados nas cidades fluminenses, a Vila Olímpica será no Porto Maravilha, na Zona Portuária do Rio.
“A Vila Olímpica vai ser na Zona Portuária, ali no Porto Maravilha, para valorizar a região central do Rio e estar próximo de Niterói. Precisamos ter essa conexão com as duas cidades e acho que ali vai ser o lugar ideal. Temos um grande projeto para que isso aconteça”, revelou
Videoconferência
Na última quinta-feira (28), Rodrigo Neves e Paes realizaram uma reunião com Neven Ilic, presidente da Panam Sports, entidade responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos. Também participaram da videoconferência os vice-prefeitos eleitos de Niterói e do Rio, Isabel Swan e Eduardo Cavaliere, respectivamente, além do Secretário de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, e da secretária-geral da Panam Sports, Jimena Saldaña.
Até o dia 31 de janeiro, podem surgir outros países como postulantes a sediar o evento. No entanto, Rio e Niterói tem tudo para largar na frente para realizar os jogos Pan-Americanos de 2031.