A cidade de Tanguá, no Leste Fluminense, está prestes a receber uma importante melhoria no sistema de abastecimento de água. A concessionária Águas do Rio, do grupo Aegea Saneamento, está executando uma obra que ampliará em mais de 40% a capacidade de distribuição no município, beneficiando diretamente mais de oito mil moradores dos bairros Vila Cortes, Centro, Mangueira e Ampliação.
O projeto prevê a implantação de quase 2,5 quilômetros de nova rede de água e permitirá que o município passe a contar com aproximadamente 10 milhões de litros de água tratada por dia. Atualmente, o sistema distribui cerca de 5,5 milhões de litros diários. O reforço representa um acréscimo superior a quatro milhões de litros por dia, volume suficiente para encher cerca de duas piscinas olímpicas diariamente.
De acordo com o diretor-executivo da Águas do Rio, Diogo Freitas, o investimento faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da infraestrutura de saneamento no município.
“Este investimento de cerca de R$ 400 mil faz parte de um conjunto de ações que estamos estruturando para o município. Nosso objetivo é fortalecer o sistema de abastecimento, atender melhor as demandas da população e preparar a cidade para os períodos de maior consumo, especialmente nas altas temperaturas. Com a nova adutora, vamos ampliar a oferta de água para a população e avançar na regularização do abastecimento em diferentes regiões da cidade, gerando impactos positivos para Tanguá como um todo”, afirmou.
As obras estão sendo realizadas na Avenida Dulce Lopes Garcia e têm conclusão prevista para o mês de julho. A iniciativa integra o cronograma de universalização dos serviços de saneamento da concessionária no município, que possui pouco mais de 30 mil habitantes.
Prefeito acompanha andamento das obras
O prefeito André Paixão realizou uma visita técnica ao local no último dia 18, acompanhado pela secretária municipal de Meio Ambiente, Aline Pereira, e pelo diretor de Saneamento, Elielson Teixeira. Durante a visita, a equipe conheceu os detalhes da obra e o funcionamento do novo sistema de distribuição.
Segundo o prefeito, a ampliação do abastecimento é resultado de um trabalho iniciado ainda na administração anterior.
“A melhoria do abastecimento de água em Tanguá é uma conquista construída ao longo dos últimos anos. Ainda na gestão do ex-prefeito Rodrigo Medeiros, a Prefeitura iniciou um trabalho firme de diálogo junto à concessionária Águas do Rio, para que fossem realizados investimentos capazes de atender uma demanda histórica da nossa população. Hoje, estamos acompanhando de perto o avanço dessa obra, que representa mais segurança hídrica, mais qualidade de vida e mais dignidade para milhares de famílias tanguaenses”, destacou André Paixão.
Rede de esgoto também foi ampliada
Além do reforço no abastecimento de água, Tanguá também recebeu investimentos na área de esgotamento sanitário. No mês passado, a Águas do Rio concluiu a implantação de 120 metros de rede coletora de esgoto no bairro Chácaras do Pinhão.
A intervenção possibilitou a ligação de aproximadamente 30 imóveis da Rua Professor Darcy Ribeiro ao novo sistema de coleta, beneficiando cerca de 80 moradores. A obra integra o plano de expansão do saneamento básico no município e contribui para melhorias na saúde pública, na qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente.

O post Nova adutora aumenta em mais de 40% a capacidade do sistema de água em Tanguá apareceu primeiro em ErreJota Notícias.


