Dona de um sorrisão que cativa, cheia de alegria e descontraída, assim é a locutora Janaína Andrade, de 38 anos. Estudante de Comunicação Social, radialista e locutora formada pela Escola de Rádio, ela é uma das vozes em um num mercado que, alguns anos atrás, era predominantemente liderados pelos homens: O da narração esportiva.
E essa niteroiense não só bate um bolão, como narra e conhece bem o mundo dos esportes. Tanto que já foi a voz da Confederação Brasileira de Vôlei e, recentemente, passou em outra seletiva. Pelos próximos meses, os amantes dos esportes vão acompanhar a trajetória dessa comunicadora, empreendedora e mãe solo no reality “Craque da Voz”, uma disputa, que vale um contrato de um ano com a Globo.
Em oito episódios, o projeto multiplataforma em uma produção da “TV Globo” com a “Play9”, vai ao ar no “SporTV” e no “Globoplay” às quintas-feiras, e na “TV Globo” aos domingos, dentro do Esprte Espetacular. O grande vencedor ou vencedora será conhecido na última semana de dezembro.
O programa também conta com a presença de convidados especiais que, ao lado de Galvão e Karine, decidem quem deixa o programa a cada semana. Entre as participações, estão as dos narradores Luis Roberto, Gustavo Villani, Renata Silveira, Everaldo Marques e Luiz Carlos Jr., dos comentaristas Arnaldo Cezar Coelho e Júnior, do apresentador Andre Rizek, do influenciador e jornalista Fred Bruno e do humorista Marcelo Adnet.
A primeira experiência da Janaína Andrade em com o microfone aconteceu há 8 anos, como estagiária da Rádio Record. Grávida do seu filho, Heitor (hoje com 8 anos), ela diz que foi ‘picada’ pelo bichinho rádio, e ficou “perdidamente apaixonada”.
Rádio é, como os grandes radialistas dizem, uma ‘cachaça’. Sou suspeita para falar, pois amo muito o que faço. Sou grata pelo privilégio de trabalhar com o que amo
Além do sorriso largo e um currículo onde figuram as grandes rádios da região dos lagos, Serramar e Costa do Sol, Janaína conta com experiências para lá de especiais. Antes de ser a voz consagrada da Região dos Lagos, essa niteroiense participou do reality show “NARRA QUEM SABE”, veiculado pela Fox Sport.
“Estava passeando pela Barra da Tijuca, quando vi um stand da Fox Sport. Na ocasião, a Vanessa Riche estava fazendo uma seleção, em busca de mulheres que falassem de futebol. Eu me inscrevi e, acredite, fui uma das finalistas. Estive entre as dez mulheres que participaram de uma mesa redonda, falando sobre a paixão que, há muito deixou de ser só dos homens: o futebol. E, quem disse que nós não batemos um bolão, quando o assunto é narração?”, brinca.
História de Superação
Fora dos holofotes e longe dos microfones, Janaína é craque, também, quando o tema é maternidade. Mãe solo do pequeno Heitor, diagnosticado com autismo 2 e TDAH, ela se dedica à criação dele, com amor e muita consciência.
“O Heitor é a razão da minha vida e, a cada desafio, eu penso que é tudo por ele e para ele. Desde os seus 2 aninhos, quando me separei de seu pai, assumi toda a responsabilidade relacionadas à sua educação e cuidados. Não é fácil, mas é possível. E, como sempre digo: no final, todo dá certo”, acredita.
E assim, Janaína Andrade segue, sorrindo, encantando e narrando as maiores jogadas dentro dos estúdios e fora deles, com uma certeza: a vida é feita de desafios.
“Eu sou movida a desafios, então, que eles venham. Afinal, como diz o poeta Lulu Santos: ‘tolice é viver a vida, sem aventura…’, e eu complemento, através dos desafios, a gente aprende, se supera cresce e aparece”, celebra.