Setenta e dois motociclistas foram autuados e um levado à delegacia, com veículo sem placa, na madrugada desta sexta-feira (17), nas cidades de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
A operação foi realizada por policiais militares do 12º BPM (Niterói) com objetivo de prevenir os chamados ‘rolezinhos’.
Segundo a PM, além da prevenção, a ação visou assegurar o respeito ao sono, a segurança nas vias e a dignidade dos moradores.
Desde o início do mês, a PM tem intensificado operações em diferentes pontos de Niterói e Maricá. A colaboração da população é considerada essencial para criar um ambiente mais seguro.
A polícia orienta que, ao testemunhar um ‘rolezinho’ com manobras perigosas, os cidadãos devem ligar imediatamente para o 190, informando a localização precisa e as atividades em andamento, para facilitar uma intervenção rápida e eficaz.
Ações no Rio de Janeiro
Simultaneamente, na madrugada desta sexta (17), a cidade do Rio de Janeiro também realizou operações para coibir os “Rolezinhos” nos bairros do Catete, Tijuca e Vila Isabel, e nelas foram removidas 36 motocicletas das ruas.
A ação foi uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Ordem Pública e a Polícia Militar, motivada por reclamações dos moradores sobre o excesso de barulho e outras irregularidades que comprometem o descanso e sossego da população.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou a importância dessas operações para manter a ordem e a tranquilidade.
“Recebemos muitas reclamações sobre o barulho excessivo e outras irregularidades. Por isso, junto com a Polícia Militar, temos feito ações para fiscalizar o uso dessas motocicletas e coibir tais práticas. Continuaremos com essas ações focando no ordenamento e na preservação do sossego e organização do trânsito”, afirmou Carnevale.
Na última semana, outra operação para coibir os ‘rolezinhos’ resultou na apreensão de 95 motocicletas.