- PUBLICIDADE -
InícioDestaqueTartaruga resgatada em Niterói volta ao mar após cinco meses

Tartaruga resgatada em Niterói volta ao mar após cinco meses

Após cinco meses de cuidados intensivos, uma tartaruga marinha foi finalmente devolvida ao seu habitat natural na manhã desta quinta-feira (9), na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. O animal, que foi resgatado na Praia das Flechas, em estado debilitado, no dia 25 de agosto de 2024 com uma linha de pesca enroscada no pescoço, agora retorna ao mar completamente reabilitada.

O resgate ocorreu em uma ação coordenada pelo projeto Aruanã, que foi acionado quando a tartaruga foi avistada, com dificuldades respiratórias. A linha de pesca, comumente associada ao uso de molinetes, estava ao redor do pescoço do animal, o que causava um grande edema na região e dificultava sua respiração. Após o resgate e a remoção da linha, a tartaruga foi encaminhada para um centro especializado de reabilitação.

Durante esses meses, a equipe do projeto Aruanã trabalhou incansavelmente para garantir a recuperação do animal, monitorando sua saúde e proporcionando os cuidados necessários. Com 52,7 cm de comprimento de casco, a tartaruga foi tratada e acompanhada de perto pela veterinária Danielle, do projeto Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), e por outros membros da equipe, que também marcaram o animal com anilhas para o acompanhamento de sua trajetória.

De volta ao habitat

A devolução ao mar foi um momento de celebração e alívio para todos os envolvidos no resgate e reabilitação. Em uma postagem nas redes sociais, foi perceptível a emoção de Suzana Guimarães, coordenadora do projeto.

Aspas da citação

A felicidade não cabe em mim ao ver ela voltando para o mar! Depois de todo o esforço de muitas pessoas, desde o resgate até a reabilitação, ver essa tartaruga saudável retornar ao seu lar é a recompensa de tanto trabalho e dedicação


Suzana Guimarães,
coordenadora do Projeto Aruanã

Aspas da citação

O agradecimento foi estendido a todos que ajudaram no processo, como o fotógrafo que inicialmente avistou o animal, iniciando a corrente de resgate, e àqueles que ajudaram na captura e nos cuidados durante a recuperação.

“Fica aqui o agradecimento à equipe do @projetoaruana por todo o esforço de dois dias para conseguir capturá-la. Aos que estavam na praia ajudando nestes dias, em especial à Aline do @niteroicarai, ao fotógrafo @ralbfotografia que foi quem viu essa tartaruga e começou a corrente do bem e à equipe do PMP-BS @econservation_ , em especial à @daniellechm a veterinária que acompanhou ela de perto todos esses meses!”, concluiu Suzana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também